Connect with us

O que você está procurando?

Emagrecer

Guia básico de emagrecimento: 5 atitudes necessárias para perder peso

Nutricionista revela alguns truques simples para quem deseja perder peso com saúde e consistência

Nutricionista revela alguns truques simples para quem deseja perder peso com saúde e consistência
Especialista revela 5 passos para perder peso - Shutterstock

Perder peso não costuma ser uma tarefa fácil. Além da força de vontade, é preciso bastante planejamento para chegar ao seu objetivo. Segundo o Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas, 57% dos brasileiros estavam com sobrepeso em 2021. Esse número pode chegar a 68% em 2030, de acordo com um estudo conduzido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O mesmo estudo mostrou que, em oito anos, 26% da população sofrerá de obesidade.

“A obesidade é um problema sério que acarreta diversas doenças no decorrer da vida do paciente. E com o grande acesso a alimentos processados e industrializados, além de fast food, é realmente difícil para a maioria das pessoas ter foco e disciplina para uma dieta regrada que possa colaborar para a perda de peso”, diz a coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera, Patricia de Moraes Pontilho.

Patrícia revela um planejamento chave para quem quer emagrecer. Confira!

  1. Tenha um objetivo definido

A profissional destaca que é importante ter metas realizáveis, isto é, ter em mente quantos quilos quer perder em determinado tempo. “Dessa forma, com calma e pensando a longo prazo, as pequenas vitórias do processo serão mais bem valorizadas durante o processo. Dietas restritivas podem trazer resultados rápidos, mas o organismo pode recuperar os quilos perdidos também em pouco tempo, o que acaba frustrando o indivíduo, que coloca todo o esforço a perder. Devagar se vai ao longe, como diz o ditado”, justifica.

  1. Fique de olho no que come 

“Quando for ao supermercado, fique de olho nos rótulos!”, destaca Patrícia. Ela explica que os primeiros ingredientes de qualquer produto são os mais presentes no alimento. Por exemplo: se um pão é integral, o primeiro ingrediente da composição necessariamente deve ser farinha integral. Além disso, é fundamental evitar alimentos gordurosos, calóricos,  industrializados e processados, que geralmente contém muito açúcar e sal.

  1. Reveja seus hábitos

Patrícia recomenda rever alguns hábitos sociais, além dos hábitos alimentares. “Se você está buscando emagrecer, deve reduzir o número de refeições fora de casa e buscar estratégias para não perder o convívio social sem sacrificar o seu objetivo de emagrecimento. É difícil resistir a petiscos e, principalmente, a bebidas alcoólicas, que são costumeiramente consumidas em celebrações e encontros entre amigos”, aconselha.

Ela dá uma dica especial: tente fazer uma refeição saudável antes do evento para chegar lá sem fome, ou então escolha apenas uma porção pequena dos petiscos servidos, consumindo devagar e com atenção. Manter o foco na hidratação durante esses eventos também é importante, como destaca a especialista. É indicado intercalar o consumo de álcool com doses de água, o que ajuda a reduzir consideravelmente o consumo. 

“Se possível, avise aos mais chegados a sua decisão de focar na sua saúde e em sua meta de emagrecer: certamente quem se preocupa e gosta de você vai entender a sua necessidade”, acrescenta.

  1. Não deixe de tratar o lado emocional

Conforme Patrícia, o estresse, a depressão e a ansiedade são componentes que podem influenciar bastante na balança. “Muitas pessoas acabam descontando na comida seus problemas emocionais, por isso, é importante também procurar tratamento psicológico para identificar possíveis transtornos e doenças mentais que impactem no aspecto físico”, justifica.

  1. Faça exercícios físicos

Essa dica vale não apenas para quem quer emagrecer, mas para todas as pessoas, já que o sedentarismo é um grande inimigo da saúde física e mental. “Fazer atividade física é bom para a balança, o emocional e a saúde, além de prevenir doenças, melhorar a produtividade e o bem-estar”, finaliza.

Advertisement

Mais notícias interessantes como essa

Infarto

Após o ex-secretário especial da Cultura, Mário Frias, sofrer um infarto aos 50 anos de idade, os cuidados com o coração ficaram ainda mais em evidência

Vacinas

Um estudo feito pela University of Texas Health Houston mostrou que pessoas vacinadas contra Influenza tem uma menor chance de desenvolver Alzheimer

Doenças

O cantor e apresentador preocupou os fãs ao aparecer com máscara e oxímetro. Ele revelou ter doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)

Medicamentos

Um homem precisou ser internado após ter quadro de hipervitaminose D, ou ‘overdose’ de vitamina D. Especialista explica os riscos

Tabagismo

Por votação unânime, Anvisa aprovou relatório que manteve a proibição do cigarro eletrônico no Brasil

Alimentação

O soro de leite passou a ser mais comercializado após o encarecimento dos produtos. Nutrólogo explica diferenças entre os dois

Exames e Cirurgias

Esteticista teve necrose e perdeu parte do nariz após realizar uma alectomia. Especialista explica o que pode dar errado e quais cuidados devem ser tomados

Alergias

Respiratória ou de pele, a alergia pode causar problemas graves de saúde. Conheça os tipos mais comuns e saiba como tratar