Treinador explica como encontrar o melhor exercício para emagrecer rápido

Entenda o processo de perda de gordura corporal e qual exercício para emagrecer é o mais indicado para você

Descubra como escolher o melhor exercício para emagrecer
Descubra como escolher o melhor exercício para emagrecer - Shutterstock

por Redação SD
Publicado em 21/02/2022 às 16:00
Atualizado às 16:00

Facebook Saúde em DiaPinterest Saúde em Dia

Fazer exercício para emagrecer é o objetivo de muitas pessoas que iniciam a prática de alguma atividade física. Pode ser correr na rua, levantar peso na academia, jogar futebol com os amigos ou se matricular em aulas de luta, pilates, treino funcional, dança ou qualquer outra coisa. Em todas essas modalidades é possível encontrar indivíduos insatisfeitos com o corpo e que buscam eliminar o excesso de gordura.

Por outro lado, toda essa variedade de exercícios para emagrecer tende a deixar as pessoas um pouco confusas. Afinal, qual deles vai dar resultado mais rápido? Segundo o educador físico e assessor esportivo, Leandro Twin, o que mais importa não é o que, mas como se faz cada uma dessas atividades.

De acordo com ele, não existe exercício ideal para emagrecer. O que trará resultados, nesse aspecto, é o déficit calórico – gastar mais calorias do que se ingere. E a atividade física entra, justamente, como uma ferramenta para impulsionar o gasto de energia e acelerar o processo de perda de gordura corporal.

“Basicamente falando, todos os aeróbicos vão queimar o mesmo tanto de gordura. Tudo vai depender da frequência cardíaca que você sustenta no exercício. Então, se a gente sustentar 150 batimentos por minuto fazendo bicicleta ou correndo numa esteira, os resultados para o emagrecimento serão os mesmos”, explica o treinador.

Controlar a frequência cardíaca é a fórmula do emagrecimento

“Para pessoas que querem emagrecer, qualquer tipo de atividade física aeróbica, que sustente um batimento cardíaco de moderado a intenso, vai ser eficaz”, conta Twin. O grande problema é que uma atividade intensa para um determinado indivíduo, não necessariamente será intensa para outro.

Sendo assim, uma boa maneira de identificar o que é intenso para você é realizar uma equação sugerida por Twin. Onde se subtrai 220 pela sua idade. Então, vamos supor que, por exemplo, a pessoa tenha 35 anos de idade. A sua frequência cardíaca máxima será em torno de 185 batimentos por minuto.

“Trabalhe mais ou menos entre 70% e 80% dessa frequência cardíaca. Essa é uma boa zona para gente explorar a queima de gordura e a melhora do condicionamento físico. Então, qualquer exercício físico que você consiga sustentar nesse ritmo, ou a mescla dos exercícios, é um excelente aeróbico”, conta o treinador.

Exercício para emagrecer pode ser potencializado com a musculação

Dessa maneira, fica evidente que não existe uma atividade mais indicada para queimar gordura corporal. O melhor exercício para emagrecer, portanto, é aquele que você consegue realizar com constância, prazer e intensidade. E isso é algo pessoal, que pode variar de acordo com os gostos de cada indivíduo.

No entanto, se você conseguir conciliar uma atividade aeróbica com a musculação, o resultado pode ser ainda melhor. “Meu pico de energia eu uso para a musculação, que gera gasto energético, mas trabalha a musculatura. Quanto mais músculos, menos percentual de gordura você tem. E então, no pós-treino, eu uso o aeróbico simplesmente para gastar mais calorias”, explica o treinador, que recomenda a realização de atividades aeróbicas, pelo menos, três vezes na semana, com a duração entorno de 1h. “Vale lembrar que essa é uma recomendação padrão e genérica. Podendo haver diversos cenários diferentes disso para quem está começando”, finaliza.

Fonte:SportLife

Leia também