Connect with us

O que você está procurando?

Doenças

Colesterol: entenda quando ele se torna um problema

Cardiologista explica a diferença entre o colesterol bom e ruim e dá dicas para controlar os níveis de gordura no sangue

Colesterol: entenda quando ele se torna um problema
Colesterol: entenda quando ele se torna um problema / Foto: Shutterstock

O colesterol é tido muitas vezes como um inimigo, mas na verdade ele é fundamental para o funcionamento do organismo. Encontrado exclusivamente em alimentos de origem animal, ele é matéria-prima dos hormônios esteróides, dos ácidos biliares e da vitamina D. 

Além disso, essa gordura é essencial para as células e enzimas do corpo. No entanto, altos níveis de colesterol no sangue podem apresentar riscos à saúde, sobretudo o aumento de problemas cardiovasculares, como infarto ou AVC.

Conforme o Dr. Fernando Barreto, cardiologista e diretor médico assistencial do São Cristóvão Saúde, existem dois tipos de colesterol: o HDL e o LDL. “Ambos são lipoproteínas carregadoras de gordura e existem para permitir que o colesterol se desloque através do nosso plasma sanguíneo, pois são hidrossolúveis”, esclarece. 

O médico explica a principal diferença entre os dois:

  • HDL (lipoproteínas de alta densidade): conhecido como ‘colesterol bom’, carrega o excesso de gordura do sangue em direção ao fígado para ser metabolizado;
  • LDL (lipoproteínas de baixa densidade): é o ‘colesterol ruim’; leva o excesso de gordura para ser depositada nas paredes dos vasos sanguíneos, o que poderá causar a obstrução desses vasos e outros problemas sérios, como o infarto agudo do miocárdio.

Como controlar o colesterol

O cardiologista aponta que a atividade física regular é fundamental para o controle adequado dos níveis de gordura no sangue. De acordo com o médico, a melhor atividade física é aquela que dá maior prazer ao praticá-la. “Nem que seja por poucos minutos e poucos dias. Uma simples caminhada, por 1 hora, 3 vezes por semana, já terá efeito cardioprotetor considerável”, completa.

Ser mais seletivo na hora de escolher os alimentos também é uma maneira de controlar os níveis de colesterol. A gordura saturada e a gordura trans presentes em embutidos, bebidas alcoólicas, alguns alimentos industrializados e/ou contendo açúcares, aumentam o LDL, como destaca o Dr. Fernando. 

“Por outro lado, as gorduras vegetais, como o azeite extravirgem, frutas, verduras, leguminosas e cereais ajudam no controle do colesterol. Alimentos com fibras auxiliam também no controle do colesterol ruim, pois permitem captar a gordura e eliminar uma parte dela nas fezes”, recomenda o médico.

Além do controle de peso, a dica final do cardiologista é eliminar o tabagismo, consumir álcool apenas socialmente e controlar o estresse. “Além de dieta saudável e atividade física, é fundamental ter atividades de lazer e convívio com familiares e amigos”, finaliza o especialista.

Advertisement

Você também vai gostar

Alimentação

Ao contrário das gorduras contraindicadas na dieta, as gorduras do bem são benéficas para o organismo, principalmente a saúde vascular

Alimentação

Nem toda gordura faz mal à saúde. As gorduras do bem, por exemplo, desempenham um papel importante no organismo

Alimentação

O colesterol desempenha papéis fundamentais no organismo. Mas, em excesso, pode levar a uma série de doenças, colocando a saúde em risco

Doenças

O colesterol é essencial para o organismo, mas nem toda gordura é boa. Saiba como equilibrar os níveis adequados e evitar doenças