Connect with us

O que você está procurando?

Busca

Doenças

Osteoporose atinge 10 milhões de brasileiros; saiba como prevenir

Osteoporose é mais comum entre a população feminina. Médico ortopedista explica como prevenir a doença e evitar fraturas

Osteoporose atinge mais de 10 milhões de brasileiros; saiba prevenir
Osteoporose atinge mais de 10 milhões de brasileiros; saiba prevenir - Foto: Shutterstock

Um levantamento feito pela Fundação Internacional de Osteoporose (IOF) apontou que pelo menos 10 milhões de brasileiros sofrem com a doença. A condição é considerada silenciosa, pois não apresenta sintomas até o surgimento da primeira fratura. 

Além disso, ela é mais comum em  mulheres acima dos 45 anos, e atinge um terço da população feminina com mais de 65 anos. 15% dos homens na mesma faixa etária são acometidos pela osteoporose.

“A patologia faz com que os ossos se tornem mais porosos e percam a densidade, resultando em ossos que se quebram com mais facilidade, principalmente na coluna vertebral e no quadril”, explica o professor de Medicina da Faculdade Pitágoras, médico ortopedista e traumatologista, Dr. Antônio Luiz Almeida Góis.

Fatores de risco

Além do sexo e da idade, outros fatores de risco podem contribuir para o desenvolvimento da osteoporose. Um dos principais é a deficiência de cálcio, geralmente provocada por uma dieta com poucas quantidades do mineral ou então por alguma síndrome que causa a má absorção – como é o caso da doença celíaca e inflamação intestinal, por exemplo.

Diagnóstico

Já que a doença não apresenta sintomas claros, é preciso fazer uma investigação clínica baseada nas informações sobre o paciente. Idade, peso, altura, histórico de fraturas na família e hábitos como o consumo de cigarro e bebida alcoólica são exemplos. 

O exame mais indicado para diagnosticar a osteoporose é a densitometria, procedimento feito por um aparelho de raio X. O teste, em geral, é solicitado a partir dos 45 anos, para as mulheres, e dos 65 anos, para os homens.

Como prevenir a osteoporose

O Dr. Antônio ressalta a importância de adotar as medidas preventivas. São elas:

  • Aumentar a ingestão de cálcio através do consumo de leite e de seus derivados;
  • Expor-se ao sol, pois ajuda a manter o nível adequado de vitamina D no organismo;
  • Praticar atividades físicas regularmente, para fortalecer os músculos e melhorar o equilíbrio, evitando quedas;
  • Evitar o consumo de álcool e tabaco;
  • Evitar o consumo excessivo de sal.

Além disso, quem já recebeu o diagnóstico da osteoporose pode adotar algumas atitudes para evitar a ocorrência de fraturas. “O sucesso do tratamento está inteiramente ligado às práticas adotadas, como a de atividade física e o uso de medicamentos, recomendado por um médico, que auxiliam a reduzir a perda óssea e prevenir fraturas mais graves”, destaca o especialista.

O médico recomenda principalmente:

  • Prevenir quedas;
  • Seguir corretamente o uso dos medicamentos, conforme a prescrição médica;
  • Manter o acompanhamento médico regular;
  • Seguir as orientações alimentares; 
  • Evitar hábitos como tabagismo e consumo de bebidas alcoólicas.
Advertisement

Você também vai gostar

Notícias

A Medicina do Estilo de Vida (MEV) enfatiza os 6 pilares que devem ser adotados para uma vida mais saudável e longeva

Doenças

A osteoporose aumenta o risco de fraturas no quadril, na coluna e nos punhos. Entenda o diagnóstico e tratamento da doença

Notícias

Fatores já conhecidos aceleram o envelhecimento, mas alguns aspectos que passam despercebidos diminuem a longevidade

Notícias

O envelhecimento populacional é uma realidade em todo o globo, especialmente no Brasil. Por isso, cuidar da saúde nesta fase é tão importante