Connect with us

O que você está procurando?

Doenças

Refluxo pode indicar câncer: veja os primeiros sinais de alerta

Pode começar em uma azia ou uma queimação, e evoluir para um quadro crônico de refluxo. Entenda os riscos da condição

Refluxo favorece surgimento de câncer; saiba qual sinal de alerta
Refluxo favorece surgimento de câncer; saiba qual sinal de alerta - Foto: Shutterstock

Basta exagerar um pouquinho a mais em uma refeição, e ela aparece. Estamos falando daquela sensação de azia e queimação, que é absolutamente comum. No entanto, quando o episódio acontece com frequência e não recebe atenção, ele pode se tornar um problema maior: o refluxo gastroesofágico.

Apesar de desconfortável, o refluxo é um incômodo bastante comum. Cerca de 12% a 20% da população mundial sofre com a condição, indicam os dados da  Sociedade Brasileira de Motilidade Digestiva e Neurogastroenterologia (SBMDN).

“O que muitas pessoas não sabem é que, quando o refluxo não é tratado, ele pode evoluir para doenças mais graves, como o câncer, esofagites, entre outros”, alerta a médica oncologista Dra. Renata D’Alpino, especialista da Oncoclínicas São Paulo.

Como o refluxo pode causar câncer?

O ácido gástrico, quando entra em contato com o esôfago, colabora para o possível aparecimento de doenças, pois causa inflamação e favorece mutações. Geralmente, condições como esofagite podem atuar no desenvolvimento de tumores, mas isso não é uma regra. 

“O refluxo crônico pode ter como consequência o esôfago de Barrett. Essa condição tende a causar modificações nas células, podendo aumentar em mais de 20 vezes o desenvolvimento de neoplasia”, explica a médica.

De acordo com a oncologista, é fundamental investigar caso o paciente apresente refluxo. “Ele poderá realizar exames como endoscopia, que analisam a condição e possíveis complicações provenientes”, afirma.

Apesar de ser mais comum acima dos 55 anos, o câncer gástrico não é raro e também pode acontecer em pessoas mais jovens. O tumor, que tende aparecer no esôfago e estômago, tem como uma das principais hipóteses o desenvolvimento devido a piora na alimentação e outros hábitos de vida.

Sintomas

O episódio pode ser mais ou menos intenso. No geral, alguns sinais podem indicar a possibilidade de refluxo, indo além da azia, queimação e retorno dos líquidos. São eles:

  • Pigarro;
  • Tosse crônica;
  • Dor no peito;
  • Rouquidão;
  • Dor na garganta;

Como aliviar o refluxo

Por ser crônico, é possível tratar apenas os indicativos que causam a irritação. Segundo a Renata D’Alpino, a condição não possui uma causa específica que gera a doença, mas é necessário ficar de olho nos fatores de risco.

“Dietas gordurosas, café, obesidade, tabagismo, medicamentos e estresse e cansaço podem colaborar para o surgimento do refluxo. No entanto, cada caso deve ser analisado individualmente para o melhor tratamento”, explica.

Em casa, o paciente pode adotar alguns cuidados para aliviar o desconforto. “Hábitos como manter a cabeça um pouco mais elevada na hora de dormir, fazer refeições menores, evitar alimentos ácidos e esperar três horas entre as refeições e ir para a cama são medidas importantes”, finaliza a oncologista.

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde Mental

Muito associada a adultos, a bipolaridade também pode acometer crianças. Saiba como identificar possíveis sinais nos pequenos

Alimentação

Parar de consumir refrigerante é uma das medidas comumente adotadas por quem quer cuidar melhor da saúde

Alimentação

Não aposte em dietas milagrosas para emagrecer. Veja como perder peso consumindo frutas saudáveis e com poucas calorias

Doenças

O ex-jogador da seleção brasileira de vôlei sofreu um infarto na última sexta-feira. Entenda o que se sabe sobre o quadro do ex-atleta