Connect with us

O que você está procurando?

Diabetes

Risco de infarto é maior em diabéticos, aponta Sociedade Brasileira de Diabetes

Levantamento revela que os diabéticos têm quatro vezes mais chances de sofrer um infarto

Risco de infarto é maior em diabéticos, aponta SBD
Risco de infarto é maior em diabéticos, aponta SBD / Foto: Shutterstock

A diabetes é um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares, como aponta a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). Dados divulgados pela entidade apontam que uma mulher diabética pode ter até 50% mais chances de sofrer um infarto do que outra sem a doença. Por outro lado, no caso dos homens diabéticos, o risco pode chegar a 40%.

Diabetes e infarto

A estimativa é de que 21,5 milhões de brasileiros sejam portadores de diabetes em 2030, de acordo com o Atlas da Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF). O número chama atenção para o potencial risco de cardiopatias, como o infarto do miocárdio.

“A diabetes é causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina e o acúmulo de glicose no sangue, o que pode levar a lesões no coração. As plaquetas, células sanguíneas que iniciam a formação de coágulos no sangue, também ficam mais aderentes em pacientes com diabetes. Isso aumenta a probabilidade de obstrução nas artérias”, explica a médica endocrinologista Denise Reis Franco.

A especialista reforça ainda que, se a pessoa apresentar outros fatores de risco, maiores as chances de surgir alguma doença cardiovascular. São exemplos a hipertensão, colesterol alto, obesidade, sedentarismo, tabagismo e o histórico familiar de casos de infarto agudo alinhado à diabetes.

Cuidado e prevenção

Alimentação balanceada e atividades físicas são os principais meios de prevenção da diabetes. Um estudo da Universidade Estadual Paulista (Unesp) mostrou que a pandemia contribuiu para o aumento do sedentarismo entre a população brasileira. Isso, por sua vez, pode gerar um aumento anual de mais 11,1 milhões de novos casos de diabetes tipo 2 e resultar em mais 1,7 milhão de mortes.

Uma vez adquirida, a doença não tem cura. Entretanto, é possível controlar os índices glicêmicos no sangue para ter qualidade de vida e evitar complicações. “Além dos hábitos saudáveis, é fundamental que o paciente faça um acompanhamento médico para melhor adesão a tratamentos e evitar que as taxas de glicemia aumentem. O que inclui o uso de insulina, quando necessário”, finaliza a especialista.

Advertisement

Você também vai gostar

Doenças

O ex-jogador da seleção brasileira de vôlei sofreu um infarto na última sexta-feira. Entenda o que se sabe sobre o quadro do ex-atleta

Doenças

Feridas na perna que não cicatrizam rapidamente podem se tornar uma úlcera venosa. Veja os sintomas e riscos

Alimentação

Nutricionista revela cinco legumes poderosos – e um truque bônus – para reduzir a glicose no sangue, afastando o risco de diabetes

Doenças

A parada cardíaca é muito associada ao infarto do miocárdio, mas diversos outros eventos podem levar à cessação dos batimentos do coração