Connect with us

O que você está procurando?

Busca

Medicamentos

Venvanse: remédio usado como estimulante traz riscos à saúde

Venvanse é indicado para emagrecimento e TDAH, mas tem sido usado como psicoestimulante. Remédio pode viciar e causar infarto, além de outros riscos

Venvanse: remédio usado como estimulante traz riscos à saúde
Venvanse: remédio usado como estimulante traz riscos à saúde - Foto: Shutterstock

Um remédio inicialmente indicado para o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) tem feito sucesso entre os executivos do mercado financeiro e os jovens que buscam substâncias de efeitos estimulantes. Trata-se do Venvanse, anfetamina prescrita para tratar déficits de concentração e transtornos alimentares. Esse é o nome comercial do dimesilato de lisdexanfetamina, medicamento vendido pela Takeda Pharma e liberado para venda no Brasil pela Anvisa desde 2010. 

De acordo com dados obtidos pela Veja, a venda do medicamento dobrou nos últimos dois anos no país: passou de 66.533 para 137.468 caixas anuais. E ele não é barato: uma caixa com 28 cápsulas de 50 miligramas custa por volta de 500 reais. Com a tendência de uso psicoestimulante, o Venvanse é muitas vezes adquirido de formas ilícitas, semelhante à cocaína e à heroína.

Efeitos adversos do Venvanse

O neurologista e neurocirurgião do Hospital Israelita Albert Einstein, Dr. Wanderley Cerqueira de Lima, aponta que o medicamento tem efeito semelhante ao de outras anfetaminas. “Elas levam a uma sensação de bem-estar, aumentam a energia, o otimismo e a agitação psicomotora. Mas também podem levar à intoxicação, paranoia grave, psicose. Às vezes aliviam também a insônia e podem dar uma sensação de estar ‘antenado’”, alerta.

Além disso, o Venvanse aumenta a pressão arterial, o que pode levar ao infarto agudo do miocárdio, causa alterações no sono, eleva a fadiga, causa sobrecarga cardíaca e tolerância. Por ser uma substância psicoativa, o medicamento ativa impulsos de recompensa no cérebro, o que tem o potencial de causar dependência com facilidade. “Cada vez mais você vai precisar de doses maiores, seja qual for a finalidade, para a rotina do trabalho, para tomar de forma criativa ou para cortar o apetite”, adverte o médico.

O Venvanse também pode causar o efeito rebote, ainda mais grave do que no caso de outras drogas. “A anfetamina leva a uma intoxicação mais duradoura do que a própria cocaína. Quando são usadas essas substâncias, o humor torna-se elevado, mas pode ser seguido de uma apatia, uma sonolência, depressão ou abstinência. Eventualmente usando ela como supressão do apetite, a anfetamina vai anteceder aquela forma voraz que vem a seguir (a compulsão alimentar)”, completa o médico do Hospital Albert Einstein.

O especialista reforça os riscos de tomar o medicamento sem necessidade ou orientação médica. “Essa droga não pode ser usada fora da prescrição e nunca dessa forma recreativa, achando que você vai melhorar o seu trabalho, vai resolver os seus problemas no dia a dia ou resolver a sua apatia. Não é o caso. O remédio pode inclusive matar”, adverte.

Advertisement

Você também vai gostar

Alimentação

Uma série de fatores devem ser levados em consideração na hora de escolher o chocolate certo para a Páscoa. Saiba como não errar

Notícias

Cariúcha precisou se afastar do Fofocalizando, do SBT, para fazer uma retirada de emergência dos miomas. Entenda o caso

Câncer

A princesa de Gales Kate Middleton reapareceu na mídia ao divulgar um diagnóstico de câncer, descoberto após cirurgia no abdômen

Notícias

O teste da orelhinha é feito ainda na maternidade e pode indicar precocemente problemas auditivos, que tendem a pior na vida adulta