A banana está entre as frutas mais consumidas do Brasil e não é à toa: rica em potássio, fibras e vitaminas, ela garante energia, saciedade e benefícios à saúde. Mas será que apostar apenas nela pode ser a chave para emagrecer?
Essa ideia não é nova. A chamada “dieta da banana”, que consiste em substituir refeições pela fruta, surgiu em 2008, no Japão, criada pela farmacêutica Sumiko Watanabe, especialista em medicina preventiva. Mais de uma década depois, a técnica voltou a viralizar, prometendo resultados rápidos na balança.
Contudo, segundo o médico nutrólogo Jefferson Alexandre, que faz parte do time da Odara, essa técnica para emagrecer pode não ser uma boa ideia. Veja por que a seguir:
Riscos da dieta da banana para emagrecer
Primeiramente, o consumo excessivo da fruta pode dificultar o processo de emagrecimento em vez de ajudá-lo, devido à composição da banana.
“A redução de peso defendida pela dieta da banana se daria pela saciedade causada pela fruta, ao criar uma espécie de gel no estômago que levaria à demora da digestão. Porém, o consumo exagerado da fruta pode dificultar o emagrecimento, justamente por ela ser rica em carboidratos, o que aumenta o valor calórico das refeições”, afirma o médico.
O Dr. Jefferson destaca ainda que planos alimentares eficazes precisam considerar gastos energéticos e taxas metabólicas individuais, com distribuição adequada de nutrientes. A dieta da banana não atende a esses requisitos e resulta em pouca variedade nutricional, podendo causar falta de energia para atividades diárias.
Pessoas com condições específicas de saúde devem ter cuidado redobrado. Pacientes com doença renal crônica devem evitar grandes quantidades de potássio, enquanto diabéticos precisam controlar o consumo de açúcar, tornando esta dieta inadequada para estes grupos.
“É imprescindível o acompanhamento de um profissional especializado para um projeto alimentar personalizado que entenda todas as exigências de cada paciente e trabalhe em conformidade com o organismo para benefícios reais”, declara Jefferson.
Assim, a banana é um ótimo alimento para uma alimentação saudável. Contudo, uma dieta com muito foco apenas nela pode ser um problema.
“Consumir banana é bom e traz resultados satisfatórios para a saúde. Porém, deve haver também estímulos de outros nutrientes ao longo do dia, para uma dieta equilibrada e que auxilie, realmente, na perda de peso. Tudo feito com acompanhamento e equilíbrio”, finaliza o especialista.
