Connect with us

O que você está procurando?

Alimentação

Banana emagrece? Quais são e como aproveitar os benefícios da fruta

Além de popular, econômica e saborosa ela também pode auxiliar o bem-estar do organismo

Banana emagrece?
Banana emagrece? - Foto: Shutterstock

Será que banana emagrece mesmo? Essa dúvida é comum em pessoas que desejam queimar o excesso de gordura corporal. Mas, antes de mais nada, é necessário entender como acontece esse processo. Afinal, para perder peso, basicamente, é necessário entrar em déficit calórico. Ou seja consumir menos energia do que se gasta.

No entanto, esse déficit deve ser muito bem calculado, para não gerar compulsões e problemas relacionados à má nutrição. Dessa maneira, o consumo de alimentos saudáveis e com poucas calorias é fundamental para conseguir emagrecer rápido e com saúde. Mas, será que a banana se encaixa nesses pré-requisitos?

Principais benefícios da banana

O primeiro benefício da fruta com certeza é sua versatilidade. Isso porque é possível consumi-la em todas as refeições do dia. Segundo o nutricionista Arthur Mendonça, para comer banana, não existe uma hora certa, mas ela pode ser ainda mais eficiente como opção de pré-treino. “Por fornecer carboidratos de absorção um pouco mais rápida, pode ser uma boa opção antes do treino”, afirma.

Além disso, o nutricionista explica que ela pode ajudar a aumentar os estoques de glicogênio do organismo, já que ela é uma fonte rica em carboidratos. Por isso, a fruta é uma ótima opção de pré-treino e também pós-treino. “Além de carboidratos, a banana é uma fonte de micronutrientes como potássio, vitaminas do complexo B, cálcio e magnésio, auxiliando na contração muscular e no sistema imunológico“, aponta o especialista.

Mas, afinal, banana emagrece ou não?

E a resposta para a grande dúvida é bem simples: depende. O processo de emagrecimento é multifatorial e varia de pessoa para pessoa. Uma banana tem, em média, 89 calorias. Portanto, dificilmente uma unidade da fruta vai te fazer engordar. No entanto, assim como qualquer alimento – saudável ou não – o excesso pode gerar um acúmulo de peso.

Por isso, se você quer perder gordura, a banana pode sim ser uma aliada. Já que ela tem poucas calorias, ajuda a aumentar a saciedade e ainda oferece diversos benefícios para a saúde. Mas comer várias unidades por dia pode ter efeito contrário e contribuir para o ganho de peso.

Combinações poderosas para emagrecer

Dessa forma, assim como todo alimento, é preciso controlar a quantidade, como sugere Arthur. “Bananas em geral fornecem em torno de 20g de carboidratos em 100g de alimento, então uma porção de banana por dia se enquadra bem no saldo calórico da maior parte da população, já um cacho talvez não”, comenta.

Para aproveitar esses benefícios da banana de forma saudável, o nutricionista sugere combiná-la com aveia, iogurte, pasta de amendoim, entre outros. Já para quem tem diabetes, ele indica o consumo com fibras e proteínas, assim como a aveia, linhaça, chia, cacau e proteínas como ovos ou whey. “As proteínas e fibras ajudam a diminuir o índice glicêmico do carboidrato da banana, fazendo com que não ocorra uma liberação acentuada de insulina”, finaliza.

Advertisement

Você também vai gostar

Notícias

O ritmo e a frequência da pulsação fornecem informações sobre a saúde cardíaca. Aprenda a checar em casa

Alimentação

Consumir açúcar refinado aumenta os níveis de gordura no corpo e o risco de desenvolver doenças como diabetes. Saiba como substituir o produto

Dor

15% dos brasileiros sofrem com enxaqueca, condição que pode ser tratada de diferentes formas. Veja quais terapias podem ajudar

Medicamentos

Anfetamina prescrita para TDAH é frequentemente usada como um estimulante. Conheça os riscos do Venvanse