Connect with us

O que você está procurando?

Doenças

Hipotireoidismo engorda? Nutrólogo esclarece esse mito

Médico explica que a mudança de hábitos tem um impacto maior no ganho de peso do que o hipotireoidismo tem. Entenda relação

Hipotireoidismo engorda? Nutrólogo esclarece esse mito
Hipotireoidismo engorda? Nutrólogo esclarece esse mito - Foto: Shutterstock

Você provavelmente já ouviu – ou até mesmo já disse – que alguém engordou por conta do hipotireoidismo. De fato, a tireoide assume funções importantes em nosso corpo. Ela produz hormônios que regulam o humor, o metabolismo, os níveis de energia, a temperatura corporal, a frequência cardíaca e a pressão sanguínea. Já o hipotireoidismo ocorre quando esta glândula não está produzindo hormônios suficientes para atender às necessidades do seu corpo.

Além disso, um dos principais processos que esses hormônios ajudam a regular é o metabolismo – o que está diretamente associado a dieta e perda de peso. Mas isso não quer dizer que problemas na tireoide vão, necessariamente, proporcionar aqueles quilinhos a mais na balança.

Efeitos do hipotireoidismo

Pessoas com hipotireoidismo tendem a se sentir cansadas e simplesmente não têm muita energia, tornando o exercício muito mais difícil. Com um metabolismo mais lento e uma perda da energia que você precisa para se exercitar, os quilos podem se acumular rapidamente. Então, embora leve a culpa do ganho de peso, não são realmente os distúrbios na tireoide as razões dos quilos a mais.

O médico nutrólogo e endocrinologista Dr. Ronan Araujo comenta que mesmo que o hipotireoidismo seja uma doença frequente que reduz levemente o metabolismo e disposição, já é bem documentado que o ganho de peso relacionado à condição é baixo, entre 2 e 3 quilos – sendo boa parte resultado do edema (inchaço).

A mudança de hábitos é o que realmente importa

“Uma das principais razões pelas quais as pessoas não conseguem perder peso é o estilo de vida. Muitos indicam como fator a genética ou outros aspectos, mas na maioria dos casos é simplesmente uma questão de mudar hábitos. É importante tratá-lo em caso de diagnóstico positivo, mas também olhar para a sua rotina e estilo de vida de maneira global para explicar a dificuldade em perder peso.” explica o Dr. Ronan.

O especialista diz que medidas simples (como evitar alimentos gordurosos, fazer exercícios e dormir bem) são fundamentais para quem quer ter uma vida mais saudável e, consequentemente, ter mais facilidade em perder peso.

Explicações genéricas não se aplicam quando falamos em emagrecimento e alcance da composição corporal desejada, ressalta o especialista. Portanto, é importante realizar exames e ter acompanhamento médico para uma abordagem individualizada focada nos seus objetivos e saúde. Assim, é possível prevenir o “efeito sanfona” e manter os resultados no longo prazo.

O médico também comenta que além de tomar sua medicação para tireoide, você pode ajudar a melhorar a função da tireoide optando por uma dieta mais balanceada. A melhor maneira de gerenciar o ganho de peso do hipotireoidismo é controlar a condição. Se você acelerar o metabolismo, o peso não deve continuar aumentando. Você também terá mais energia, o que pode ajudar a motivá-lo a se exercitar.

As pessoas com hipotireoidismo nunca devem usar a condição como desculpa para deixar os quilos aumentarem – é reconhecidamente mais difícil controlar seu peso com hipotireoidismo, mas pode ser feito. Se você precisa perder peso, comece por fazer pequenas mudanças em sua dieta para cortar calorias. Tente comer frutas em vez de um lanche pouco saudável ou troque sua sobremesa de alto teor calórico por uma opção de baixa caloria.

Advertisement

Você também vai gostar

Sem categoria

O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo. Entenda a importância do diagnóstico precoce

Saúde Bucal

A cárie oculta costuma surgir em locais onde a escova de dentes e o fio dental não alcançam. Veja como identificar o problema

Beleza

A rinoplastia é uma das cirurgias plásticas mais feitas no Brasil, mas ainda é cercada de muitos mitos e tabus

Dor

Ortopedista aponta que a dor pode surgir no quadril sem percebermos, e irradiar para o joelho, causando bastante desconforto