Encontrar dicas para ser mais produtivo, seja no trabalho, na vida pessoal, ou em qualquer outro âmbito pode ser mais fácil do que imaginamos. Afinal, existem diversas técnicas, hábitos e atitudes simples que podem contribuir de maneira intensa nessa busca.
Mas, apesar disso tudo, manter-se produtivo em meio a tantas distrações do mundo atual tem se revelado uma tarefa cada vez mais complexa. Por isso, Nigel Cumberland, coach que já orientou instituições como ONU, Banco Mundial e Google, reuniu 100 dicas para ser mais produtivo em um livro best-seller internacional.
A obra foi publicada em português, no Brasil, pela Editora Astral Cultural, com o título: 100 Coisas Que Pessoas Produtivas Fazem. Mas, com exclusividade, nós revelaremos 10 dessas dicas. Confira:
10 dicas para ser mais produtivo
1. Entenda sua necessidade de ser produtivo. Visualize o que você realmente quer e, em seguida, entre em ação para conquistar esse objetivo de maneira acertiva.
2. Saiba o que precisa ser feito. Afinal, se você não tiver um plano bem estabelecido, como vai saber por onde deve começar?
3. Trabalhe em períodos curtos e intensos. Procure encontrar o seu próprio ritmo de tempo de atenção e o explore ao máximo. Mas não ultrapasse os limites.
4. Seja saudável e siga produtivo. Coma bem, durma por tempo suficiente e se movimente mais. A saúde do corpo é fundamental para a mente.
5. Aprenda a dizer “não”. Não é saudável ser tudo para todos, durante todo o tempo.
6. Tenha prioridades. Defina o que é importante e o que é urgente. Enquanto não resolver isso, ignore todo o resto.
7. Saiba quando é hora de desligar. Você não é uma bateria vitalícia. Cedo ou tarde suas energias podem se acabar.
8. Elimine o trivial. Pare de desperdiçar tempo e energia. As distrações pessoais precisam ficar em casa.
9. Saiba se você é uma pessoa diurna ou noturna. Tente trabalhar no período em que se sente mais vivo e energizado. Afinal, assim o seu rendimento será melhor.
10. Divida o fardo. Lembre-se de que você não é um super-herói. Portanto, se precisar de ajuda, não deixe de pedir.