Connect with us

O que você está procurando?

Saúde da Mulher

Sexóloga aponta os benefícios da masturbação à saúde

Sem tabu! Sexóloga aponta os benefícios da masturbação à saúde, que vão desde aumento da imunidade até a melhora do sono

Sexóloga aponta os benefícios da masturbação à saúde
Sexóloga aponta os benefícios da masturbação à saúde - Foto: Shutterstock

Apesar de todos os tabus que cercam a prática, a masturbação faz bem à saúde – e tem se tornado algo mais comum entre as mulheres. De acordo com uma pesquisa realizada com 2 mil brasileiras, cerca de 70% das mulheres se masturbam. Este número está bem acima de uma pesquisa de 2008, realizada pela USP, que apontava que apenas 40% admitiam se masturbar.

De acordo com Chris Marcello, sexóloga e CEO da Sophie Sensual Feelings, a masturbação faz parte de uma sexualidade saudável. Além disso, permite que se ganhe consciência corporal e domínio sobre o seu prazer, garantindo autonomia sexual.

“Essa autonomia beneficia a relação da mulher com o seu corpo e na relação com o outro, melhorando a intimidade do casal, além de ser super estimulante a masturbação mútua e uma ferramenta para aprenderem sobre seus corpos”, diz a especialista.

Além disso, o orgasmo “dispara” hormônios que promovem uma sensação de bem-estar e relaxamento. “Esta é uma ótima pedida para dormir melhor, comprovadamente. Ou ainda para aliviar as cólicas menstruais, pois as substâncias liberadas com o orgasmo têm efeito analgésico”, aponta Chris.

Mas os benefícios não acabam por aí. Conforme mostra a sexóloga, alguns estudos também demonstram que a masturbação produz anticorpos que aumentam a imunidade. Isso porque a prática regular potencializa os níveis de cortisol no sangue, em função da liberação da oxitocina e dopamina.

Advertisement

Você também vai gostar

Fitness

Se você treina e ainda consome refrigerante regularmente, veja os prejuízos que a bebida está causando ao seu organismo

Saúde Bucal

Mesmo com dentes de leite, as crianças com bruxismo devem passar pelo tratamento, uma vez que a condição pode causar problemas mais graves

Sem categoria

O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo. Entenda a importância do diagnóstico precoce

Saúde Bucal

A cárie oculta costuma surgir em locais onde a escova de dentes e o fio dental não alcançam. Veja como identificar o problema