Connect with us

O que você está procurando?

Alimentação

Estudo: uma banana por dia pode prevenir casos hereditários de câncer

Estudo mostra que substância presente na banana, o amido resistente, reduz os casos de tumores provocados pela síndrome de Lynch

Uma banana por dia pode prevenir mais da metade dos casos hereditários de câncer
Uma banana por dia pode prevenir mais da metade dos casos hereditários de câncer - Shutterstock
[PAGE TITLE]

Pesquisadores das Universidades de Newcastle e Leeds, ambas no Reino Unido, descobriram que consumir uma banana por dia pode ter um papel importante na prevenção do câncer, especialmente nos casos hereditários.

O estudo acompanhou pacientes com síndrome de Lynch, uma condição hereditária que aumenta o risco de desenvolver certos tipos de câncer antes dos 50 anos. Os resultados apontaram que doses de amido resistente, substância presente na fruta, reduziram a incidência da doença em cerca de 60%.

ADVERTISING

Advertisement. Scroll to continue reading.

Cerca de mil pacientes foram monitorados. Eles receberam doses de 30 gramas de amido resistente equivalentes ao presente numa banana por dia por até 20 anos. A longo prazo, foi observado um número consideravelmente menor dos casos de câncer ligados à síndrome no grupo que recebeu o suplemento, em comparação aos que tomaram placebo.

A única condição que não apresentou benefício foi o câncer colorretal. No entanto, o consumo diário de banana apresentou ganhos especialmente para os cânceres do trato gastrointestinal superior, ou seja, câncer de esôfago, estômago, trato biliar, pâncreas e duodeno.

Benefícios da banana

Advertisement. Scroll to continue reading.

Além dos benefícios para a prevenção do câncer, a banana também é bastante versátil, e pode ser consumida em todas as refeições do dia. “Não existe horário específico para o consumo da banana, por fornecer carboidratos de absorção um pouco mais rápida, pode ser uma boa opção antes do treino”, afirma o nutricionista Arthur Mendonça.

O especialista explica que a fruta é uma excelente fonte de carboidratos, o que ajuda a aumentar os estoques de glicogênio do organismo. Por isso, a fruta é uma ótima opção de pré-treino e também pós-treino. “Além de carboidratos, a banana é uma fonte de micronutrientes como potássio, vitaminas do complexo B, cálcio e magnésio, auxiliando na contração muscular e no sistema imunológico“, revela.

O nutricionista recomenda o consumo especialmente com aveia, iogurte, pasta de amendoim, entre outros.

Advertisement. Scroll to continue reading.
Advertisement

Você também vai gostar

Notícias

O filho de Abilio Diniz sofreu um infarto fulminante. O empresário praticava exercícios regularmente, mas sofria de hipertrofia do miocárdio

Alimentação

No Dia Internacional da Cerveja, nutricionista explica como manter o equilíbrio

Alimentação

Nutricionista explica como a alimentação balanceada age no organismo ao longo de 28 dias. Mudanças no corpo são perceptíveis após 7 dias

Câncer

Médica oncologista esclarece as principais dúvidas e sintomas do câncer de mama, subtipo que mais atinge as mulheres brasileiras