Connect with us

O que você está procurando?

Câncer

Quimioterapia e queda capilar: como recuperar os fios pós-tratamento?

A cantora Preta Gil relatou recentemente estar perdendo muito cabelo por conta da quimioterapia. Especialista explica como recuperar os fios

Quimioterapia e queda capilar: como recuperar os fios pós-tratamento?
Quimioterapia e queda capilar: como recuperar os fios pós-tratamento? - Foto: Shutterstock

A cantora Preta Gil está enfrentando uma dura batalha contra o câncer de intestino. A artista tem passado por sessões de quimioterapia para tratar a doença, e recentemente falou sobre os efeitos colaterais do tratamento. Uma das consequências é a queda de cabelo, o que pode fragilizar a autoestima de muitas mulheres.

“Bora cuidar do cabelo. Caiu muito, mas o que sobrou a gente cuida”, declarou a cantora através das redes sociais. Preta está certa, uma vez que, mesmo que muitos fios caiam, os cabelos remanescentes – bem como o couro cabeludo – exigem uma intensa rotina de cuidados.

Como recuperar os fios pós-quimioterapia?

Grasi Bueno, especialista em terapia capilar, afirma que antes de iniciar qualquer rotina de cuidados com os fios é preciso aguardar as orientações do oncologista. Além disso, é preciso levar em consideração o tipo de câncer que atinge a paciente.

“Na avaliação, eu indico preservar a saúde do couro cabeludo, evitando a exposição solar e realizando a higienização do cabelo com shampoos não agressivos”, indica a profissional.

Segundo ela, de dois a três meses após o surgimento dos novos fios, a paciente deve estimular esse crescimento  massageando o couro cabeludo com blend de olhos, usando produtos com proteção UV, bonés frouxos e lenços.


“E caso a queda de cabelo realmente passe a vir ocorrer com mais frequência, ela deve também fazer uso de para inibir essa alopecia, procurando também um dermatologista”, destaca. 

Grasi ressalta ainda que é preciso evitar procedimentos como coloração e alisamento do cabelo nesse período após a quimioterapia. O ideal, na verdade, é sempre seguir a orientação médica, reforça a especialista. 

Advertisement

Você também vai gostar

Notícias

Colocado através de cirurgia, o implante coclear é indicado para pacientes com perda auditiva severa à profunda

Notícias

Compressões na coluna vertebral podem pode afetar a funcionalidade dos nervos, levando a sensação de formigamento nas mãos e nos dedos

Doenças

A sarcopenia diminui a massa muscular, a força e, com isso, a qualidade de vida de pessoas idosas - especialmente as sedentárias

Doenças

Casos de AVC e infarto aumentam entre 20% e 30% respectivamente durante o clima frio. Veja como se proteger no inverno