Connect with us

O que você está procurando?

Saúde da Mulher

Chegou na menopausa? Confira 6 dicas para lidar com o climatério

Não tem como escapar da menopausa nem dos seus efeitos físicos e emocionais, mas algumas medidas podem aliviar os sintomas

Chegou na menopausa? Confira 6 dicas para lidar com o climatério
Chegou na menopausa? Confira 6 dicas para lidar com o climatério - Foto: Shutterstock

Inevitavelmente, a menopausa traz uma série de desafios emocionais e físicos para as mulheres que entram no climatério. Isso porque as alterações hormonais promovem mudanças significativas em todo o organismo, que afetam diretamente o bem-estar e a qualidade de vida.

A menopausa é uma etapa natural da vida feminina em que ocorre uma diminuição na produção hormonal, principalmente dos estrogênios, explica a médica especialista em nutrologia Dra. Patrícia Santiago. Essa alteração hormonal pode afetar diretamente o cérebro, resultando em sintomas como mudanças de humor, irritabilidade, ansiedade, dificuldades de concentração e até mesmo problemas de memória.

Além disso, o corpo também passa por transformações durante o período. “O metabolismo pode desacelerar, aumentando a predisposição ao ganho de peso e alterações na distribuição da gordura corporal. Além disso, ondas de calor, suores noturnos, ressecamento vaginal e alterações na pele também são comuns nesse período”, acrescenta a profissional.

6 dicas para enfrentar a menopausa da melhor maneira

Patrícia compartilha algumas dicas para como lidar com os sintomas da menopausa:

1. Informação é poder: Conhecer e compreender o que está acontecendo no seu corpo e mente durante a menopausa é essencial para lidar melhor com os desafios. Por isso, busque informações confiáveis e converse com seu médico para esclarecer suas dúvidas.

2. Cuidados com a alimentação: Uma dieta equilibrada e nutritiva é fundamental durante a menopausa. A Dra. Patrícia recomenda o consumo de alimentos ricos em cálcio, vitamina D, vitaminas e minerais para fortalecer os ossos, regular o humor e combater o estresse oxidativo.

3. Exercite-se regularmente: A prática regular de atividade física traz inúmeros benefícios para a mente e o corpo. Isso porque, além de ajudar a manter o peso saudável, os exercícios liberam endorfinas, melhoram o humor, aumentam a disposição e promovem a saúde cardiovascular.

4. Gerencie o estresse: Durante a menopausa, o estresse pode se intensificar. Encontre técnicas de relaxamento que funcionem para você, como meditação, yoga, respiração profunda ou hobbies que tragam prazer e tranquilidade.

5. Busque apoio emocional: Não hesite em buscar apoio de familiares, amigos e profissionais de saúde. A menopausa pode ser desafiadora emocionalmente, e compartilhar suas experiências pode trazer conforto e compreensão.

6. Opções de tratamento: Importante a avaliação médica pois em alguns casos, é necessário a reposição de terapias hormonais ou outros tratamentos para aliviar os sintomas da menopausa. Consulte um profissional de confiança para avaliar suas opções e encontrar a melhor abordagem para você.

A menopausa pode ser uma fase de transformação e autodescoberta. Com as dicas da Dra. Patrícia Santiago, você estará melhor preparada para enfrentar os desafios e viver plenamente essa nova etapa da vida. Lembre-se de que cada mulher é única e o autocuidado é essencial para garantir uma menopausa mais tranquila e saudável.

Advertisement

Você também vai gostar

Beleza

O inverno exige mais cuidados com a pele por conta do clima seco e das temperaturas baixas, que causam ressecamento

Alimentação

Nada melhor do que um bom chá para esquentar o corpo e fortalecer a saúde neste inverno. Confira algumas opções

Doenças

As doenças respiratórias estão entre as enfermidades mais comuns durante o inverno. Entenda quais as doenças mais frequentes e como prevenir

Notícias

Estudo mostrou que 88% das pessoas de todo o mundo têm menos vitamina D no corpo do que o recomendado, o que causa diversos...