Connect with us

O que você está procurando?

Doenças

Sinal oculto nos dedos pode indicar câncer de pulmão; entenda

A condição chamada de baqueteamento digital é capaz de indicar casos iniciais de câncer de pulmão, além de outras doenças

Sinal oculto nos dedos pode indicar câncer de pulmão; entenda
Sinal oculto nos dedos pode indicar câncer de pulmão; entenda - Foto: Shutterstock

O câncer de pulmão é uma das neoplasias mais letais em todo o mundo. Em mortalidade, é o primeiro entre os homens e o segundo entre as mulheres segundo estimativas mundiais de 2020, indica o Ministério da Saúde. Por isso, sua detecção precoce é tão importante, já que aumenta as chances de cura da doença. 

Felizmente, a ciência parece estar caminhando para encontrar novas formas de identificar o tumor rapidamente. Uma delas é o baqueteamento digital, condição que faz com que a ponta dos dedos fiquem arredondadas e com as unhas, alargadas, curvadas para baixo e amolecidas. Segundo os cientistas, esse sinal pode indicar o câncer de pulmão ainda no início.

Baqueteamento digital

De acordo com a Cancer Research, mais de 35% das pessoas com câncer de pulmão de células não pequenas apresentam baqueteamento digital. Essa condição foi descrita há cerca de 2.400 anos, por Hipócrates, como hipocratismo digital associado à doença pulmonar incapacitante, provavelmente enfisema pulmonar.

Desde então, o baqueteamento digital é associado a várias doenças, como DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), cirrose hepática, cardiopatias congênitas cianóticas, neoplasias malignas pulmonares, doenças inflamatórias intestinais, entre outras.

Como identificar o sinal?

Um teste chamado janela de Schamroth é capaz de identificar o baqueteamento digital. Ele consiste em pressionar as unhas do polegar ou indicador juntas e ver se há uma pequena janela em forma de diamante entre elas.

Numa condição normal, geralmente é possível ver esse espaço entre os leitos ungueais e as unhas dos dois dedos. Já no baqueteamento digital, não existe esse espaço, e os dedos ficam 100% encostados.

No entanto, vale destacar que nem sempre essa característica está associada a alguma doença. Isso porque ela pode ocorrer por alterações genéticas, sendo comum aparecer durante a infância ou adolescência em famílias com histórico dessa condição.

Portanto, é fundamental ficar alerta a outros sintomas do câncer de pulmão, como tosse persistente, escarro com sangue e dor no peito. Na presença de algum desses sinais, é importante consultar um médico.

Advertisement

Você também vai gostar

Emagrecer

Quem está se propondo a perder peso muitas vezes recupera o antigo número na balança. Conheça algumas dicas para emagrecer de forma definitiva

Doenças

Médica aponta que 50% das pacientes com lipedema também apresentam varizes. Veja como iniciar o tratamento das condições

Doenças

Também conhecida como hipertensão, a pressão alta atinge 32,5% da população adulta brasileira, o que representa 36 milhões de pessoas. Além disso, mais de...

Notícias

O ritmo e a frequência da pulsação fornecem informações sobre a saúde cardíaca. Aprenda a checar em casa