Notícias

Copa do Mundo: otorrino explica máscara de jogador da Croácia

Joško Gvardiol, zagueiro da seleção croata, precisou disputar as partidas da fase de grupos usando uma máscara protetora. Entenda o motivo

Copa do Mundo: otorrino explica máscara de jogador da Croácia - Foto: Reprodução Instagram (@josko_gvardiol)

Quem viu a Croácia jogar na fase de grupos da Copa do Mundo certamente prestou atenção na máscara usada por Joško Gvardiol, zagueiro da seleção. O Dr. Bruno Borges de Carvalho Barros, médico otorrinolaringologista, explica a razão por trás do acessório.

“O zagueiro sofreu uma fratura no nariz durante uma partida em novembro, depois de trombar com um colega de time em campo. Trata-se de uma lesão que não precisou de cirurgia, mas que demanda proteção para evitar novas lesões, daí a função da máscara”, explica o especialista. 

“As fraturas nasais onde não há desalinhamento dos ossos podem ser tratadas sem intervenção cirúrgica. É importante controlar o sangramento nasal e acompanhar o impacto na respiração posteriormente”, completa o médico. 

Outros casos na Copa do Mundo

Mas essa não foi a primeira vez que um jogador entrou em campo utilizando a máscara de proteção. Son Heung-min, ponta-esquerda da seleção sul-coreana, também precisou do equipamento, e o motivo é bastante semelhante. O atleta sofreu uma fratura no olho esquerdo em novembro, quando ainda estava atuando pelo Tottenham. 

Son precisou passar por uma cirurgia e correu o risco de ficar fora da Copa do Mundo 2022. No entanto, o atleta se recuperou rapidamente, e optou por usar a máscara de proteção durante as disputas da competição.

“As máscaras são feitas de materiais como policarbonato e podem ser impressas em 3D para se ajustar exatamente nos contornos do rosto de cada atleta”, explica o otorrinolaringologista. 

Em outro trauma facial na Copa, o jogador do Canadá, Atiba Hutchinson, agitou as redes sociais por usar um curativo interno no nariz, parecido com um absorvente feminino. “Apesar da semelhança, trata-se de um tampão nasal com material que auxilia no controle do sangramento”, afirma o Dr. Bruno.

Você também vai gostar

Doenças

O estado de SP passou a reforçar a reforçar a importância da vacinação contra a febre amarela após primeiro óbito de 2024 ser registrado

Câncer

Hábitos alimentares ruins podem facilitar o desenvolvimento de tumores na região

Doenças

Saiba como identificar a condição e o que ela pode provocar no seu organismo

Doenças

Muitos dos sintomas costumam ser comuns aos dois gêneros, as mulheres porém podem não apresentar todos os sinais de infarto

Sair da versão mobile