Notícias

Dedé: harmonização combate envelhecimento e pode melhorar visão

O cirurgião plástico Dr. Thiago Marra explica que harmonização facial em pacientes com a idade de Dedé Santana pode melhorar qualidade de vida

Dedé: harmonização combate envelhecimento e melhora a visão - Reprodução Instagram (@dedesantanaoficial)

O comediante Dedé Santana, de 86 anos, viralizou nas redes sociais após divulgar o resultado da sua harmonização facial, que dividiu a opinião dos internautas. De acordo com a clínica responsável pelo procedimento, foi feito um preenchimento de mandíbula, bigode chinês, mento, olheiras, malar, lábios, marionete e design de sobrancelhas.

De acordo com o professor e cirurgião plástico Dr. Thiago Marra, a harmonização facial, principalmente com preenchimentos, é bastante indicada para pessoas com mais idade, como Dedé. “Ela tem baixíssimo risco, é um procedimento minimamente invasivo, então, é uma das principais formas de se combater o envelhecimento”, afirma.

Procedimentos do tipo podem melhorar a visão do paciente

Uma das mudanças mais notáveis da harmonização de Dedé é a diminuição de pele em volta dos olhos do Trapalhão, o que contribui para melhorar a sua capacidade de enxergar. De acordo com o professor e cirurgião plástico Dr. Thiago Marra, preenchimentos na região da órbita e da pálpebra inferior podem melhorar a visão, pois esticam um pouco a pele em volta dos olhos. No entanto, essa melhora pode não ser tão significativa se existir uma grande quantidade de pele cobrindo o olho, explica o médico.

“Chegando nessa fase da vida, principalmente quando se fala em pálpebra superior, o ideal é a retirada de pele. Pois, com o passar dos anos, a pele vai caindo em cima dos olhos, o que pode prejudicar muito a visão”, afirma. Ele acrescenta que a cirurgia de blefaroplastia é um dos procedimentos cobertos pelo SUS após os 60 anos de idade, já que essa é uma questão de saúde, e não apenas estética.

A gordura pode ser uma opção ao invés do ácido hialurônico

Em algumas situações, o preenchimento na face também pode ser realizado com gordura, que é um procedimento um pouco mais invasivo. Nesse caso, o paciente passa por uma pequena cirurgia, na qual se colega gordura, a trata e depois injeta nos locais que precisam desse preenchimento, explica o Dr. Thiago.

“É normal a gente colocar um pouco mais de gordura, até mais do que a gente gostaria no primeiro momento. Mas depois, o organismo vai absorver, em um ou dois meses, cerca de 50, 60%. E depois o que fica é definitivo”, afirma. De acordo com o cirurgião plástico, a gordura é uma ótima opção também para preenchimentos faciais, para melhorar a qualidade da pele e para repor a perda de pele que, naturalmente, acontece com todo mundo. 

É seguro para o Dedé fazer uma nova harmonização futuramente?

O Dr. Thiago explica que a harmonização com ácido hialurônico pode ser feita em toda a face. No entanto, o procedimento não tem efeito definitivo, como lembra o especialista. A duração depende do organismo do paciente. “Apesar do resultado ser quase imediato, o ácido hialurônico vai sendo reabsorvido pelo organismo ao longo de 2 anos. Em alguns casos dura até menos tempo, diferente da retirada de pele (blefaroplastia) que tem efeito definitivo”, esclarece. 

Após 2 anos, o Dedé pode refazer o procedimento, e não há aumento de risco, garante o médico. “Mas, na idade dele, talvez seria muito mais interessante um pequeno procedimento, pelo menos para retirada de pele da pálpebra superior, para melhorar definitivamente a visão”, avalia o cirurgião.

Eventualmente, e mesmo nessa idade, estando com a saúde em dia, ele pode cogitar algo mais duradouro e definitivo como um lifting facial, aponta o Dr. Thiago. “Apesar de ser um procedimento mais invasivo e ter um pouco mais de risco, teria um resultado mais efetivo”, afirma.

Você também vai gostar

Doenças

Recife (PE) registrou os primeiros casos de coqueluche do ano, em pacientes crianças de 4 meses e 2 anos. Veja como prevenir

Doenças

O estado de SP passou a reforçar a reforçar a importância da vacinação contra a febre amarela após primeiro óbito de 2024 ser registrado

Câncer

Hábitos alimentares ruins podem facilitar o desenvolvimento de tumores na região

Doenças

Saiba como identificar a condição e o que ela pode provocar no seu organismo

Sair da versão mobile