Connect with us

O que você está procurando?

Medicamentos

Medicamento utilizado para o tratamento contra o câncer também é eficaz para o Alzheimer

O remédio já existente leva à ativação do sistema imunológico inato, melhora a memória e previne danos neuronais

O remédio já existente leva à ativação do sistema imunológico inato, melhora a memória e previne danos neuronais
O GM-CSF humano é o composto ativo do conhecido medicamento Sargramostim - Shutterstock

Novo estudo sugere que o Sargramostim, medicamento utilizado para aumentar os glóbulos brancos após tratamentos de câncer, também é eficaz no tratamento e na melhoria da memória em pessoas com doença de Alzheimer, principalmente de grau leve a moderado.

Este medicamento é composto por uma proteína humana natural produzida por tecnologia de DNA recombinante (rhu GM-CSF / Leukine derivado de levedura).

Segundo o Centro de Alzheimer e Cognição da University of Colorado, o Sargramostim pode contribuir para modificar a doença, além de intensificar atividades em pacientes com doença de Alzheimer.

De acordo com Huntington Potter,  diretor do Centro de Cognição e Alzheimer da Universidade de Colorado, o objetivo do ensaio clínico era examinar o impacto de uma proteína humana natural chamada fator estimulador de colônia de granulócitos-macrófagos (GM-CSF) em pessoas que vivem com a doença de Alzheimer.

"Testamos GM-CSF porque pessoas com artrite reumatoide tendem a não ter a doença de Alzheimer e nós tínhamos encontrado anteriormente esta proteína, que está aumentada no sangue de pessoas com artrite reumatoide, reduziu a deposição deamiloide em camundongos com Alzheimer e retornou sua memória fraca ao normal após algumas semanas de tratamento. Dessa maneira, naturalmente aumentam os níveis de GM- CSF em pessoas com artrite reumatoide pode ser uma razão pela qual eles estão protegidos da doença de Alzheimer. O GM-CSF humano é o composto ativo do conhecido medicamento humano Sargramostim, e somos os primeiros a estudar seu efeito em pessoas com doença de Alzheimer", explicaram os responsáveis pelo estudo.

O GM-CSF / Sargramostim é usado para estimular a medula óssea a produzir mais glóbulos brancos de um tipo específico chamado macrófagos e granulócitos, assim como células progenitoras que reparam os vasos sanguíneos. Esses glóbulos brancos circulam por todo o corpo e removem células, bactérias e depósitos amiloides que não deveriam estar presentes, além de promover o reparo de vasos sanguíneos danificados e do cérebro.

Os pesquisadores realizaram um estudo de fase II randomizado, duplo-cego e controlado por placebo, para testar a segurança e eficácia do tratamento com Sargramostim em participantes com doença de Alzheimer leve a moderada.

Os participantes do estudo que preencheram os critérios de elegibilidade foram randomizados para receber injeções de Sargramostim (20 participantes tomaram uma dosagem padrão da FDA 250 mcg / m 2 / dia por injeção subcutânea por cinco dias por semana durante três semanas) ou placebo (20 participantes tomaram solução salina por cinco dias uma semana durante três semanas). A maioria dos participantes do estudo foi recrutada e tratada na CU Anschutz com alguns da University of South Florida.

Os pesquisadores da CU Anschutz conduziram e estudaram vários biomarcadores neurológicos, neuropsicológicos, celulares, citocinas, biomarcadores da patologia de Alzheimer e avaliações de neuroimagem.

Após os estudos, foi descoberto que o tratamento a curto prazo com Sargramostim aumentou as células imunes inatas e outras, modulou as medidas de citocinas e foi seguro e bem tolerado pelos participantes. Eles também descobriram que a memória cognitiva melhorou em quase dois pontos no Miniexame do Estado Mental de 30 pontos. Medidas de biomarcadores sanguíneos da doença de Alzheimer - amiloide cerebral, emaranhados e neurodegeneração - todos voltaram ao normal.

"Esses resultados sugerem que o tratamento de curto prazo com Sargramostim leva à ativação do sistema imunológico inato, melhora da cognição e da memória e normalização parcial das medidas sanguíneas e previne danos neuronais em participantes com doença de Alzheimer leve a moderada", disse Potter.

Advertisement

Mais notícias interessantes como essa

Saúde Familiar

Especialista destaca a importância da criança se envolver e ser estimulada ao tocar na comida

Saúde da Mulher

Ainda existem muitas dúvidas sobre a pílula anticoncepcional e o Dispositivo Intrauterino (DIU)

covid

Os pacientes que já tiveram a doença têm maiores chances de sofrerem um AVC

Saúde da Mulher

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a imunização contra a gripe pode ser feita em qualquer fase da gestação

Hipertensão

No Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, vale lembrar que a doença pode ser diagnosticada em exames periódicos

Alimentação

Nozes, castanhas, abacate e azeites são benéficos à saúde

Saúde Mental

Especialista ajuda a entender o limite das emoções que afetam as pessoas

Notícias

Um aspecto importante a observar nos pacientes com pneumonia bacteriana é o nível de oxigênio no sangue