Festa Junina: Tem como comer de maneira mais saudável nessa época do ano?

Nutricionistas dão dicas para preparar comidas típicas em casa com ingredientes menos calóricos

É possível escolher os ingredientes e dosar na quantidade de sal e até mesmo substituir o adoçante pelo açúcar
É possível escolher os ingredientes e dosar na quantidade de sal e até mesmo substituir o adoçante pelo açúcar - Shutterstock

por Julia Natulini
Publicado em 21/06/2021 às 19:05
Atualizado às 12:01

COMPARTILHEFacebook Saúde em DiaPinterest Saúde em Dia

Não tem como o mês de junho passar despercebido, uma vez que inicia o inverno, estação que remete às comidas quentes e saborosas. Essa época é uma das mais aguardadas para se deliciar com os doces de festa junina. Com as variedades que existem fica difícil recusar alguma comida típica. O segredo está em consumir um pouco de cada opção de forma moderada.

“Preparar as receitas em casa é mais saudável, pois é possível escolher os ingredientes e dosar na quantidade de sal, açúcar, além de fazer substituições pelo adoçante e uso de pouco sal para situações especiais em casos de pessoas com hipertensão, diabetes ou problemas renais”, explica a Raquel Carreiro, nutricionista da Fresenius Medical Care.

A nutricionista destaca que o segredo é não deixar a fome aparecer, isto é, antes de comer os quitutes juninos, é interessante fazer um lanche leve antes. “Quando estamos com fome, a probabilidade de comer em maiores porções aumentam. Outro cuidado é não exagerar na bebida alcóolica, se puder evitar melhor ainda”.

Vale ressaltar que o gasto energético não sofre influência significativa com a queda da temperatura, então as pessoas não devem aumentar o consumo de alimentos com essa justificativa, pois essa atitude repetida pode levar ao aumento do peso corporal e contribuir para o surgimento de doenças devido ao excesso de gordura.

Bolo de milho  

Shutterstock
Crédito: Shuttertock 

Ingredientes 
4 espigas de milho cozido
½ xícara (chá) de leite
½ xícara de chá de óleo de coco1 xícara (chá) de fubá
4 ovos
1 xícara (chá) de açúcar demerara
1 colher (sopa) de fermento em pó


Modo de preparo

Debulhe os grãos de milho da espiga. Bata os grãos em liquidificador por 1 minuto. Adicione um pouco de água se necessário. Em seguida, adicione o leite, o açúcar, os ovos, o óleo de coco e bata até obter uma mistura homogênea. Acrescente o fubá e bata mais um pouco. Por último, adicione o fermento em pó e bata por 10 segundos.

Despeje a massa em uma forma untada e enfarinhada e leve para assar em forno pré-aquecido em temperatura de aproximadamente 200 graus por 40 minutos ou até dourar. Espere esfriar e sirva.

Doce de abóbora
Ingredientes
1kg de abóbora sem casca e cortada em pedaços pequenos
1 xícara de chá de açúcar demerara
1 canela em pau 3 cravos da índia

Modo de preparo
Em uma panela coloque todos os ingredientes e leve para cozinhar em fogo brando com a panela tampada. Quando estiver cozida, amasse-a com um garfo e deixe ferver mais um pouco. Coloque em uma travessa e leve à geladeira.

Caldo de mandioca
Ingredientes  
5 xícaras de chá cheias de mandioca / aipim picada
½ quilo de frango em cubos
6 copos de água filtrada
½ cebola média picada
2 dentes de alho
½ colher de chá de sal
Salsinha e cebolinha a gosto
1 colher de chá de cúrcuma
1 colher de sopa de azeite

Modo de preparo  
Cozinhe a mandioca/aipim por 10 minutos e despreze a água do cozimento. Em seguida, cozinhe -a em panela de pressão por 15 minutos. Espere esfriar e bata no liquidificador, formando um purê. Reserve. Tempere o frango com o sal, salsinha, cebolinha e a cúrcuma. Refogue o alho e a cebola no azeite e em seguida adicione o frango temperado. Deixe cozinhar e dourar. Desfie o frango e acrescente o purê da mandioca e coloque mais água se necessário. Deixe ferver e desligue o fogo.

Pipoca com açafrão
Ingredientes
3 col. (sopa) de óleo de coco extra virgem
1 ramo de alecrim fresco
1 xícara de (chá) de milho para pipoca
1 col. (café) de açafrão

Modo de fazer 
Em uma panela, coloque o óleo de coco, o ramo de alecrim e o açafrão. Deixe refogar, por aproximadamente, 30 segundos. Acrescente o milho para pipoca. Movimente a panela tampada em sentido circular e tampe em seguida. Deixe no fogo até estourar todo o milho.

Caldo verde
Ingredientes
1 couve flor em buquê
1 cebola picada
1 colher (café) de sal
2 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho picadinhos
1 peito de frango sem pele cortado em cubos
½ xícara de chá de cheiro verde picado
Pimenta do reino à gosto
1 maço de couve mineira cortada em tiras finas

Modo de preparo
Em uma panela, coloque a couve-flor, a cebola, água até cobrir a couve-flor e o sal. Tampe e deixe cozinhar em fogo médio até amolecer, por cerca de 20 minutos. Transfira para um liquidificador e bata até virar um creme homogêneo. Reserve. Em outra panela, coloque o azeite e refogue o alho. Depois coloque o frango em cubos e refogue. Adicione o cheiro verde e a pimenta do reino. Mexa, junte o caldo do liquidificador e deixe aquecer. Desligue o fogo, junte a couve e mexa bem. Sirva em seguida.

Veja mais receitas também da Maíra Lopes, nutricionista e psicóloga de alimentação. 

Arroz doce diet
Ingredientes
1 xícara (ch.) de arroz integral  
5 xícaras de água (4 para cozinhar o arroz, 1 para apurar o doce)  4 colher (sopa) de creme de leite  
1 vidro de leite de coco  
4 colheres (sopa) de leite em pó desnatado  
5 colher (sopa) de adoçante culinário  
Canela em pó para polvilhar  

Modo de preparo 
Na panela de pressão coloque o arroz integral e a água. Cozinhe bem até o arroz ficar macio, se necessário acrescente mais água  Em uma peneira coe a água do arroz apertando bem para sair todo o líquido  do arroz. Acrescente o arroz já escorrido, o creme de leite, a agua, o leite em pó o adoçante e o leite de coco. Polvilhe canela em pó e bom apetite 

Canjica Diet
Ingredientes
500 g. de canjica   
1 1/2 xícara(s) (chá) de leite em pó desnatado  
1 1/2 xícara(s) (chá) de água  
4 xícara(s) (chá) de leite desnatado  
1 xícara(s) (chá) de adoçante para uso culinário  
1 pudim diet (usei sabor leite condensado da Low sugar, mas pode ser coco ou baunilha) 2 paçoquitas diet ou 2 colheres sopa de pasta de amendoim  
2 unidade(s) de canela em pau grande(s)  
5 unidade(s) de cravo-da-índia  
1 colher(es) (sopa) de margarina light  

Modo de preparo 
Deixe a canjica de molho em água na véspera. Cozinhe-a em água suficiente  cerca de uma hora e meia a duas horas em panela comum ou de 30 a 45  minutos em panela de pressão com o cravo e canela. Bata o leite com o leite  em pó, o adoçante e o leite de coco no liquidificador, quando os grãos da  canjica estiverem macios junte o batido de leite e a margarina e deixe ferver, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo. Ferva por cerca de 10  minutos e desligue o fogo esfarele a paçoca e mexa deixando descansar por  uma hora antes de servir. 

Quentão diet

Crédito: Shutterstock
Crédito: Shutterstock 


Ingredientes
2 xícaras de água  
2 limões cortados em rodelas  
1/2 colher (de chá) de gengibre ralado  
2 a 3 cravos-da-índia  
1 pedaço de cinco centímetros de canela em pau
1 colher (de chá) de essência de rum
Adoçante próprio para uso culinário  
Canela em pó a gosto  

Modo de preparo  
Numa panela, misture todos os ingredientes, menos a essência e o adoçante. Leve a  ferver por um a dois minutos. Retire do fogo. Adicione a essência e o adoçante. Sirva quente.

Consultorias: Raquel Carreiro, nutricionista da Fresenius Medical Care e Maíra Lopes, nutricionista e psicóloga de alimentação. 

Leia também