'Pantanal' tem gravações paralisadas: saiba como evitar a contaminação por Covid-19

Novela "Pantanal" tem batido recordes de audiência, mas precisou parar as gravações após atores do elenco testarem positivo para Covid-19

Parte do elenco de 'Pantanal'
Parte do elenco de 'Pantanal' - Reprodução Instagram @tvglobo

por Redação
Publicado em 15/06/2022 às 10:00
Atualizado às 10:00

Facebook Saúde em DiaPinterest Saúde em Dia

A TV Globo paralisou as gravações da novela Pantanal no Mato Grosso do Sul após atores do elenco testarem positivo para Covid-19. Em nota, a emissora informou que as filmagens no local estavam em reta final.

"Os Estúdios Globo estão acompanhando o desdobramento e os impactos da Covid-19 e, sempre que necessário e de acordo com as melhores práticas das áreas de saúde, revisita e atualiza os protocolos para viabilizar o trabalho nos sets com segurança para todos os envolvidos. No Pantanal, as gravações, que já estavam em sua reta final, foram readequadas”, diz a nota.

Os nomes e a quantidade de atores que pegaram a doença não foram revelados pela emissora.

Como evitar a contaminação por Covid-19

Mesmo com a eficácia das vacinas e o avanço da vacinação de reforço, a contaminação por Covid-19 faz parte do nosso dia a dia, e os casos continuam em alta. O infectologista Dr. Bernardo Almeida, mestre em doenças infecciosas pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), expõe que o afrouxamento dos protocolos de segurança contribui para o surgimento de infecções, já que "a elevação no número de interações e o não uso de máscaras está atrelado a aumento da transmissibilidade". Para ele, devemos aprender a lidar com a circulação contínua do vírus, e se prevenir sempre que possível. 

O  Dr. Wanderley Cerqueira de Lima, neurocirurgião e neurologista do Hospital Albert Einstein, elenca os locais que oferecem um maior risco de transmissão do coronavírus. “Geralmente, são os lugares mais fechados, onde tem um certo aglomerado de pessoas”, e exemplifica:

  • Hospitais, principalmente pronto-socorro; 
  • Escolas, onde a aglomeração é grande e, às vezes, tem salas um pouco lotadas; 
  • Cinemas, onde as pessoas estão, geralmente, próximas; 
  • Estádios de esportes fechados; clubes fechados, onde tem confraternização;
  • E, principalmente, baladas e festas, onde não há uma conscientização coletiva, conforme o médico.

De acordo com o infectologista Dr. Bernardo, as principais formas de se evitar a infecção pela Covid-19 são:

  • Estar em dia com a vacinação contra a Covid-19; 
  • Evitar o contato com indivíduos com infecção (ou suspeita).;
  • Utilizar máscaras eficientes (cirúrgicas, PFF2 ou superior), principalmente por indivíduos vulneráveis (idosos, gestantes, portadores de comorbidades), especialmente em situações de alto risco como ambientes fechados, pouco ventilados e com muitas pessoas.

Leia também