Alimentação

Chutou o balde no feriado? Veja dicas para desintoxicar o organismo

Nutricionista responsável pelo VigilantesdoPeso no Brasil revela como desintoxicar o organismo sem apostar em dietas mirabolantes

Chutou o balde no feriado? Veja dicas para desintoxicar o organismo - Foto: Shutterstock

O Carnaval é uma época de muita folia e comemoração. No período, é comum que as pessoas acabem exagerando na alimentação e no consumo de bebidas alcoólicas. Mas, depois de quatro dias com a rotina fora de ordem, sono desregulado e excessos, é hora de voltar à “realidade”. Desintoxicar o organismo para voltar à programação do dia a dia é fundamental.

Para ajudar aqueles que chutaram o balde durante a festa, os especialistas do VigilantesdoPeso, eleito pelo 13º ano consecutivo como a melhor dieta pelo ranking “Melhores Dietas 2023”, separaram algumas dicas para desintoxicar o organismo depois da folia.

“O excesso de comida e bebida durante o carnaval pode prejudicar o fígado, principal órgão que elimina as toxinas do nosso organismo, além de deixar o corpo inchado e sem energia. Por isso, é importante fazer uma limpeza para se sentir melhor e o primeiro passo é adotar uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes”, revela Matheus Motta, nutricionista responsável pelo VigilantesdoPeso no Brasil.

Dicas para desintoxicar o organismo

Para desintoxicar o organismo é muito importante evitar certos alimentos, como carnes processadas, frituras e gorduras, temperos e molhos artificiais. Em contrapartida, verduras, legumes e proteínas magras – de preferência carnes brancas, como frango ou peixes – são as melhores opções. Frutas também são uma boa pedida, principalmente, laranja, abacaxi e maçã que contém enzimas benéficas à drenagem de impurezas, potencializando o detox do fígado, explica nutricionista.

Quem também não pode ficar de fora da dieta são as fibras que ajudam a normalizar a função intestinal. Além disso, é importante consumir folhas verdes, pois elas auxiliam na limpeza do organismo e ajudam na digestão, impedindo a absorção de gorduras e toxinas. Ricas em nutrientes, as oleaginosas também fazem muito bem para a saúde, além de promoverem a saciedade.

Outra dica importante é se hidratar, mas evite bebidas alcoólicas e refrigerantes, que são ricos em açúcares e conservantes. Prefira sucos naturais, chás, água e água de coco. Os isotônicos industrializados, apesar de possuírem corantes, também servem como opção emergencial. Frutas ricas em água, como melancia e melão, também são bem-vindas.

Além da alimentação, os exercícios físicos também são uma ótima forma de desintoxicar o corpo, indica Matheus. Praticar atividades, como caminhada ou corrida, ajuda a queimar calorias e aumentar a produção de endorfina, melhorando o humor e a disposição.
Por fim, mesmo que você tenha cometido excessos durante o Carnaval, nada de ficar com a consciência pesada. Por isso, evite tomar decisões radicais para compensar os deslizes. Siga as dicas acima para se sentir renovado e pronto para encarar novos desafios e lembre-se que nada pode impedir que você tenha uma jornada de sucesso, destaca o nutricionista.

Você também vai gostar

Doenças

Além dos fatores de risco já conhecidos, médico aponta que as mudanças climáticas contribuem para o aumento de casos de AVC

Diabetes

A alimentação é um verdadeiro desafio para pacientes com diabetes, seja do tipo 1 ou tipo 2 da doença. Veja as recomendações de especialista

Doenças

O diagnóstico pode ser feito ainda na maternidade, e o tratamento da perda auditiva é indispensável para o desenvolvimento da criança

Saúde da Mulher

Médica recomenda abandonar os apps e as tabelinhas para se atentar aos sinais que o corpo dá. Veja como identificar a ovulação

Sair da versão mobile