Conheça alguns alimentos e bebidas termogênicos para ter uma alimentação melhor no frio

O creme de abóbora e ensopado de grão de bico são receitas que podem contribuir com a rotina saudável

Receita de Capuccino preparado com leite desnatado e cacau é ótima opção para aquecer no frio
Receita de Capuccino preparado com leite desnatado e cacau é ótima opção para aquecer no frio - Shutterstock

por Julia Natulini
Publicado em 22/04/2021 às 15:35
Atualizado às 15:35

COMPARTILHEFacebook Saúde em DiaPinterest Saúde em Dia

Com a chegada do frio, é comum que as pessoas sintam vontade de ingerir maior quantidade de alimentos calóricos como doces, bebidas quentes e caldos.

Existe uma explicação para a sensação de “precisar” de delícias quentinhas no inverno. Para Maíra Lopes, nutricionista e psicóloga de alimentação, há essa alteração devido ao maior gasto de energia, e para mantê-la estável, naturalmente sentimos vontade de comer a todo momento. “É um mecanismo intuitivo o nosso organismo escolher os alimentos gordurosos e doces, pois são os mais calóricos dentre os grupos alimentares”, explica Maíra.

Que tal sentir o aconchego com receitas que além de saciar a vontade pelo doce também são benéficas para o metabolismo e agem de maneira termogênica?  Esse tipo de alimento é conhecido como “confort food” devido à sensação de aconchego trazida ao corpo. Os caldos, ensopados ricos em legumes, sopas, carnes magras, queijos, gengibre, cúrcuma, curry, pimenta e canela possuem esse efeito no organismo.

Falou de frio, já vem a imagem do chocolate quente na mente. Não só comidas mais elaboradas ou pratos prontos saborosos, as bebidas quentes como o ‘’chocolate quente” também são associadas ao frio. Por esse motivo, a nutricionista Maíra Lopes recomenda fazer boas combinações com a canela, cravo, ervas calmantes e ansiolíticas para garantir o bem estar e aquelas para dominar o apetite, como erva cidreira, camomila e melissa -- associados à casca de frutas como da maçã ou do abacaxi. Além de deliciosas, elas garantem o aquecimento.

Para não fugir tanto do chocolate quente, existem versões mais magrinhas do cappuccino e chocolate quente. É interessante apostar em leite desnatado ou vegetais; achocolatados na versão zero açúcar ou o cacau com alta porcentagem (Acima de 70%). Vale ressaltar que o cacau é um alimento funcional para diminuir a ansiedade e contribui para a saúde cardiovascular.

Neste momento da pandemia em que todos estão em casa e a comida sendo umas das únicas saídas para sentir prazer, é importante se atentar aos alimentos e quantidade que ingere para não cair no pensamento sabotador em que o “inverno engorda”.

É importante cuidar da saúde e do bem-estar e apostar em novas receitas que muitas vezes darão a mesma sensação de satisfação, porém é importante excluir do vocabulário algumas frases como “segunda eu começo”, “receita saudável é trabalhosa” ou “amanhã eu faço”.

Receita de Creme de Abóbora

Ingredientes

½ abóbora japonesa descascada e picada

1 cebola picada

3 dentes de alho

1 pedaço de gengibre picado

1 colher de sobremesa de cúrcuma

Água fervente

Azeite extravirgem

1 colher (chá) de sal

Pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Em uma panela funda aqueça o azeite e refogue o alho e a cebola. Junte a abóbora e refogue mais um pouco, depois acrescente o gengibre picado. Coloque a água fervente até cobrir todos os ingredientes e deixe cozinhar até a abóbora começar a desmanchar. Retire do fogo e espere amornar. Bata no liquidificador até conseguir uma consistência homogênea. Volte a mistura na mesma panela e leve ao fogo para aquecer por cerca de 3 minutos. Sirva com um fio de azeite. Pode substituir a abóbora por chuchu, abobrinha, cenoura e mandioquinha.

Ensopado Termogênico de Grão de Bico

Ingredientes:

2 colheres de sopa de óleo de coco ou de Girassol

½  xícara de cebola em cubos

1 colher de sopa de gengibre ralado

1/4 de colher de chá de pimenta calabresa

4 dentes de alho picados

400g de grão de bico cozido

1/2 colher de chá de sal

1 colher de sopa de Cúrcuma pura em pó (açafrão da Terra)

100ml de leite de coco

1 xícara de caldo de legumes

1-2 colheres de sopa de suco de limão

1 xícara de Frango em cubos cozido.

Modo de Preparo

Aqueça uma panela grande em fogo médio. Depois de quente, adicione o óleo, cebola, gengibre e pimenta vermelha. Refogue por 2-3 minutos, mexendo sempre. Em seguida, adicione o alho e refogue por mais 2 minutos, até ficar translúcido. Adicione o grão de bico, o frango, o sal e a cúrcuma em pó e mexa para revestir. Refogue em fogo médio-baixo por 5 minutos para dourar levemente o grão de bico e infundi-los com os temperos. Mexa com freqüência. Adicione o leite de coco e o caldo de legumes (se escolheu usá-lo) e mexa. Leve para ferver novamente em fogo médio, depois reduza para baixo e cozinhe descoberto por 10 a 15 minutos. Perto do final do cozimento, adicione o suco de limão e mexa. Prove e ajuste o sabor conforme necessário, adicionando mais sal a gosto, cúrcuma pura em pó para um sabor mais intenso, pimenta vermelha para aquecer ou suco de limão para acidez. Sirva enquanto está quentinho.

Capuccino para esquentar o seu inverno

- 1 lata de leite desnatado em pó ou 400g de leite de coco em pó

- 50 gramas de café solúvel

- 100 gramas de cacau

- 2 colheres (sopa) de canela em pó

- 2 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio

Modo de Preparo

Misture todos os ingredientes secos em um recipiente. Em seguida, bata no liquidificador para homogeneizá-los. Armazene em potes fechado e conserve em local seco e arejado.

TAGS

Leia também