Pele ressecada? Como evitar esse e outros problemas dos dias frios

A pele, o cabelo e os lábios exigem cuidado o ano inteiro, mas no frio essa atenção deve ser especial. Especialista traz recomendações para o momento

Saiba como evitar a pele ressecada e outros problemas no frio
Saiba como evitar a pele ressecada e outros problemas no frio - Shutterstock

por Redação
Publicado em 20/05/2022 às 08:00
Atualizado às 08:00

Facebook Saúde em DiaPinterest Saúde em Dia

O clima frio costuma ser muito seco, com baixa umidade do ar. Isso acaba desidratando e desnutrindo a pele, o cabelo e os lábios, que merecem uma atenção especial quando a temperatura cai.

Mas isso não significa que o frio seja inimigo da beleza, ao contrário. Segundo especialistas, esse é o período mais indicado para realizar tratamentos estéticos. “Mesmo com muitas pessoas em casa, é possível cuidar do corpo e da pele, aproveitando o friozinho para buscar melhores resultados. Começando os tratamentos agora, o paciente estará pronto para arrasar no calor”, explica Dra. Aline Caniçais, especialista Fisioterapeuta Dermatofuncional que dá dicas para o home care durante o frio.

Conheça seu tipo de pele

Antes de qualquer coisa é fundamental saber qual seu tipo de pele, para então investir em produtos alinhados com as suas necessidades. “Assim o tratamento adequado irá ajudar também a potencializar os resultados, mediante as características da pele. Quando a escolha do produto é errada, os ativos trabalharão de forma contrária ao que a pele necessita, promovendo respostas inadequadas”, afirma Aline.

Invista principalmente em hidratação

Durante o frio é importante garantir a hidratação e estimular a produção de colágeno da pele. Dois exemplos de procedimentos são o peeling de cristal e de diamante, que promovem a renovação celular da epiderme. A profissional recomenda também o procedimento de esfoliação, que pode ser feito em casa sem altos custos. “A esfoliação elimina células mortas e resulta em uma renovação celular. Após o processo, a pele fica sedosa, macia e pronta para receber a hidratação”, comenta.

A dermatologista, dra. Barbara Carneiro, destaca ainda a importância de hidratar as extremidades do corpo, como os cotovelos, pernas e joelhos. Além das mãos e dos pés.  "Existem muitos hidratantes com embalagens menores para levar na bolsa e o ideal é sempre tê-los à mão, para repor sempre que sentir que a pele está necessitando”, aconselha.

Evite banhos muito quentes

Banhos muito quentes durante o frio podem retirar o manto hidrolipídico da pele, um hidratante produzido naturalmente pelo nosso corpo que atua como uma camada protetora. Com isso, há uma alta probabilidade de causar um ressecamento ainda maior, explica Aline.

Mesmo sem sede, beba bastante água

“Outra dica de beleza para manter o corpo e a pele hidratados é beber bastante água”, afirma Aline. Nos dias frios as pessoas tendem a não sentir tanta sede, o que reduz o consumo diário de água. Porém, durante o tempo seco (comum aos dias frios) a hidratação é ainda mais necessária.

Não deixe de usar o protetor solar

Não é porque não faz calor que o protetor solar se torna dispensável. Mesmo nas épocas mais frias do ano é fundamental a proteção para manter os cuidados com a pele. “A radiação ultravioleta, também no outono e inverno, provoca danos que comprometem a estrutura de sustentação da pele, causando o aparecimento precoce de rugas e flacidez, além das manchas”, afirma a Dra. Aline Caniçais. 

A orientação é aplicar o fotoprotetor de quatro em quatro horas em ambientes fechados e de duas em duas horas em no caso de exposição direta, exceto quando há exposição para sintetizar vitamina D, nutriente essencial à saúde e à beleza.

Dê uma atenção especial para o rosto e os lábios

O rosto é a parte da pele que sempre está em mais evidência, não importa a estação. Nos dias de baixas temperaturas, ele fica ainda mais exposto aos ventos e ao frio intenso. A Dra. Barbara recomenda investir em uma boa hidratação nesta época do ano, para fazer com que a pele chegue bem mais saudável no verão.

Os principais atingidos pelos dias frios são os lábios, que possuem uma pele mais fina e delicada, por isso exige atenção redobrada. Nessa época, é comum o ressecamento dos lábios, causando rachaduras e feridas. “Investir em um ótimo hidratante labial, ou até mesmo nas tradicionais manteigas de cacau é essencial para mantê-los protegidos”, aconselha a especialista.

Barbara ainda faz um alerta para quem tem o hábito de puxar as “pelinhas” que se soltam dos lábios: “Não é aconselhável de maneira nenhuma puxá-las, pois com isso pode-se causar danos aos lábios, e até sangramentos”. Ela recomenda a aplicação de protetor labial várias vezes ao dia.

Leia também