Connect with us

O que você está procurando?

Doenças

Frio pode afetar a circulação do sangue

Quando há predisposição genética ou quadros de obesidade é preciso ter cuidado

Quando há predisposição genética ou quadros de obesidade é preciso ter cuidado
Quando a circulação não anda bem é comum sentir dormência ou inchaço nos membros - Shutterstock

O sangue tem um papel essencial na manutenção da temperatura corporal e no frio essa função se torna ainda mais importante. Isso porque se os vasos por onde passa o sangue são mais exigidos no inverno e em pacientes com a saúde vascular já comprometida, podem surgir as complicações.  

Segundo o Dr. Caio Focássio, cirurgião vascular, o frio contrai as artérias e dificulta ainda mais a chegada de sangue arterial principalmente nas extremidades e podem causar insuficiência, ou seja, dificulta e estreita o acesso do sangue para os outros membros, em especial nas pessoas que já sofrem problemas com a circulação", explica.

De acordo com o especialista, o acúmulo de gordura nas artérias, causados pelo excesso de peso, diabetes, tabagismo e hipertensão deixa elas ainda mais estreitas, então o processo de circulação se torna lento. "Quando há predisposição genética ou quadros de obesidade, alimentação desequilibrada e sedentarismo, a preocupação se torna ainda maior nessa época do ano", alerta o médico.

No entanto, alguns sinais podem ajudar a prevenir o problema. "Quando a circulação não anda bem é comum sentir dormência ou inchaço nos membros e formigamento das mãos e nos pés, dor ao caminhar, paralisia ou fadiga muscular".

O tratamento para as doenças circulatórias pode ser feito por meio de medicamentos e cirurgia quando for necessário. Mas, a prevenção é o melhor caminho, especialmente para pacientes que já tenham alguma doença que contribui para a obstrução das artérias.

É recomendado usar roupas confortáveis e quentes, não deixe o corpo exposto ao frio, evitar as peças justas (elas podem comprimir os músculos das pernas e cintura), consumir alimentos ricos em fibras, já que auxiliam na boa digestão e controle do colesterol, fazer exercícios físicos pelo menos 3 vezes na semana mesmo em casa.

Além disso é essencial diminuir o consumo de gorduras, manter o controle adequado da pressão e diabetes, não evitar de ir ao médico mesmo durante a pandemia, beber muita água e ter cuidado ao usar meias elásticas sem orientação médica, o que pode até mesmo piorar a situação nesses casos.

Consultoria: Dr. Caio Focássio, cirurgião vascular. 

Advertisement

Mais notícias interessantes como essa

Vacinas

A CoronaVac é feita pelo Instituto Butantan em parceria com a Sinovac

Diabetes

Ela é uma doença crônica que requer cuidados durante a vida inteira

Saúde Bucal

Segundo às orientações da Dra. Runa Conde, cirurgiã dentista o ideal é esperar de 20 a 30 minutos

Doenças

O mês de junho é dedicado à conscientização do diagnóstico da doença

Doenças

No Brasil cerca de 13 milhões de pessoas tem alguma doença rara

Obesidade

Crianças com sobrepeso ou obesas têm quatro vezes mais chances de ter problemas de aprendizado

Saúde Familiar

Especialista fala sobre os cuidados que os casais devem manter para construírem uma relação mais saudável juntos

Vacinas

As vacinas são essenciais para adquirirmos defesa e proteção contra diversas doenças infectocontagiosas