Connect with us

O que você está procurando?

Diabetes

Diabetes? Como controlar?

Ela é uma doença crônica que requer cuidados durante a vida inteira

Ela é uma doença crônica que requer cuidados durante a vida inteira
Alguns dos sinais da doença são sede, vontade de fazer xixi e visão turva - Shutterstock

A diabetes ocorre quando a glicose não consegue penetrar nas células e fica no sangue. A maior parte dos alimentos que as pessoas comem se transformam em glicose que é usada como fonte de energia.

O organismo produz a insulina no pâncreas, que sintetiza essa glicose e ajuda a entrar nas células. Se o corpo não produz insulina em quantidade suficientes ou se a insulina não age de forma adequada, surge a diabetes. 

Segundo a Dra. Valéria Goulart, a diabetes é uma doença crônica que merece atenção e cuidados. É fundamental fazer escolhas saudáveis, se alimentar bem com produtos mais naturais, consumir verduras, frutas e legumes. Além disso, é essencial tomar cuidado com a frutose de algumas frutas que viram açúcar no sangue.

Para controlar a diabetes o ideal é manter os níveis de glicose no sangue, praticar atividade física pelo menos uma caminhada de 30 minutos por dia. Se a pessoa estiver acima do peso, deve controlar, perder peso e se manter dentro das metas. Em alguns casos o paciente deve fazer uso de medicamentos e controlar a pressão arterial ou injeção de insulina que ajudam a melhorar à saúde e os níveis de colesterol.

Existem dois tipos de diabetes, a tipo 1 e tipo 2. A diabetes tipo 1 se desenvolve cedo em crianças e jovens, pois as células do pâncreas param de produzir insulina porque o corpo ataca ou destrói elas. A diabetes tipo 2 é a forma mais comum chamada de adquirida. Ela pode se desenvolver em qualquer idade, mas aparece mais comumente após os 40 anos.

A médica ressalta ainda que no caso da diabetes tipo 2, ela pode ser hereditária. Mas isso não quer dizer que todo filho de diabético terá a doença. Tudo depende da forma e estilo de vida que essa pessoa leva. 

Há cerca de 50 genes que podem aumentar ou diminuir o risco de desenvolver a diabetes tipo 2.  O diagnóstico é feito por meio do exame de sangue, o que é chamado de “curva glicêmica”. Que analisa os níveis de glicose no sangue em um determinado período. O exame é feito em diversas etapas, em que são coletadas amostras de sangue em um tempo determinado, geralmente a cada 30 minutos. Nos intervalos, o paciente deve ingerir um xarope de glicose. Os resultados são dispostos em um gráfico e permitem o diagnóstico preciso.

Vale ressaltar que em alguns casos a diabetes não apresenta sintomas, então o ideal é prestar atenção a pequenos sinais, como sede, vontade de fazer xixi, visão turva, fome e cansaço e fadiga.

Consultoria: Dra. Valéria Goulart, endocrinologista, nutróloga com título de especialista pela Associação Brasileira de Nutrologia.  

Advertisement

Mais notícias interessantes como essa

Saúde Bucal

Segundo às orientações da Dra. Runa Conde, cirurgiã dentista o ideal é esperar de 20 a 30 minutos

Doenças

O mês de junho é dedicado à conscientização do diagnóstico da doença

Doenças

No Brasil cerca de 13 milhões de pessoas tem alguma doença rara

Obesidade

Crianças com sobrepeso ou obesas têm quatro vezes mais chances de ter problemas de aprendizado

Saúde Familiar

Especialista fala sobre os cuidados que os casais devem manter para construírem uma relação mais saudável juntos

Vacinas

As vacinas são essenciais para adquirirmos defesa e proteção contra diversas doenças infectocontagiosas

covid

A substância é apontada como agente antiviral promissor contra o coronavírus

covid

Mesmo quem contrai à forma mais leve da doença pode apresentar sequelas cognitivas