Connect with us

O que você está procurando?

Doenças

Labirintite: sintomas, causas e como acabar com a tontura

Médica esclarece as principais dúvidas sobre o assunto e explica como se livrar dos sintomas. Entenda a labirintite

Médica esclarece as principais dúvidas sobre o assunto e explica como se livrar dos sintomas. Entenda a labirintite
Descubra como acabar com a tontura da labirintite - Shutterstock

Se você costuma sentir algum tipo de tontura repentina, sem nenhum motivo aparente, fique atento: pode ser labirintite sim. No entanto, inicialmente, é necessário investigar caso a caso. Nem sempre esse tipo de sintoma é caracterizado por um problema de saúde. Existem diversas explicações para esse incômodo. Por isso, é fundamental procurar ajuda médica quando algo diferente começar a prejudicar o seu bem-estar.

Causas da labirintite

Um quadro real de labirintite, quando diagnosticado de maneira correta, costuma ser um caso raro e grave. Causado por processos inflamatórios ou infecciosos, pode ser o resultado de uma otite (inflamação nos ouvidos) não tratada corretamente, por exemplo. No entanto, é comum associarmos episódios isolados de tontura à doença.

Nesse caso, de acordo com a otorrinolaringologista, Dra. Beatriz Figueiredo Brandão, o mais comum é que seja um quadro de labirintopatia ou vestibulopatia. “Labirintite como diagnóstico de tontura consiste em um processo inflamatório/infeccioso do ouvido interno, geralmente por disseminação de uma infecção da orelha média”, explica a médica.

Principais sintomas

A labirintite pode atingir as pessoas de diversas maneiras e causar sintomas variados. A duração dos efeitos da doença também costuma variar de acordo com o paciente e pode persistir por apenas alguns segundos, ou até mesmo por vários dias seguidos. Confira a lista dos principais sintomas:

  • Tontura;
  • Alteração do equilíbrio corporal;
  • Percepção errônea de posicionamento espacial;
  • Sensação de que o próprio corpo ou o ambiente está se movimentando involuntariamente;
  • Vertigem;
  • Sensações de instabilidade, oscilação, flutuação, afundamento e mareio;
  • Náusea;
  • Vômito;
  • Taquicardia;
  • Palidez;
  • Sudorese;
  • Cefaleia.

Prevenção

“De um modo geral, sem dúvidas, um estilo de vida saudável, com a prática de atividade física regular e alimentação balanceada ajudam a prevenir os episódios de vertigem. Mas, em cada caso há peculiaridades que envolvem desde controle de processo infeccioso a fisioterapia e/ou reabilitação vestibular”, esclarece a Dra. Beatriz. Ou seja, a labirintite é mais um problema de saúde que pode ser evitado com a adoção de hábitos saudáveis.

Como se livrar da labirintite

O tratamento da labirintite depende muito da causa do problema. De acordo com a médica, não existe uma solução comum para todos os pacientes. Por isso, caso os sintomas apareçam, é fundamental procurar auxílio profissional o quanto antes. No entanto, existem algumas maneiras clínicas para aliviar os efeitos agudos da doença.

“Os medicamentos supressores do labirinto causam apenas alívio sintomático e devem ter seu uso limitado pois podem atrasar a compensação vestibular, processo no qual o organismo se adapta e ‘aprende a lidar’ com a tontura”, diz a Dra. Beatriz.

Um paciente com crise de vertigem, por exemplo, deve ser tratado inicialmente com medicamentos para enjoo. Dessa maneira, o incômodo causado pela labirintite é aliviado temporariamente. Mas, para resolver o problema de vez, é necessário investir tempo em uma investigação médica mais criteriosa. “Após compensados do episódio agudo os pacientes devem ser encaminhados ao otoneurologista para investigação ambulatorial e tratamento direcionado”, diz.

“Além do tratamento medicamentoso, a correção de erros alimentares tem um papel fundamental no controle da vertigem. Dentre as principais recomendações estão: evitar alimentos como açúcares, carboidratos, cafeína e álcool. Assim como deve ser incentivada a prática de atividades físicas regulares”, finaliza a Dra. Beatriz.

Fonte: Dra. Beatriz Figueiredo Brandão, otorrinolaringologista do Grupo Conexa.

Advertisement

Mais notícias interessantes como essa

Fitness

Pesquisadores da USP analisaram 748 pacientes do Hospital das Clínicas, em São Paulo

Emagrecer

Médico nutrólogo explica como uma alimentação balanceada pode melhorar a qualidade de vida

Notícias

Acompanhamento médico remoto cresceu nos últimos meses e pode ser a saída para desafogar hospitais

Medicamentos

Substância de aplicação subcutânea pode proporcionar rotina com mais normalidade para mulheres com câncer de mama

covid

Ministério da Saúde atualizou recomendações e reduziu o tempo de reclusão para alguns casos. Veja o novo protocolo Covid-19

covid

Pesquisadores analisaram os efeitos da doença em pacientes que testaram positivo para a nova cepa. Conheça os sintomas da Ômicron

Emagrecer

Muitos prometem perder peso, no entanto, poucos conseguem cumprir. Saiba como driblar o desânimo fitness e conseguir emagrecer

Alimentação

Nutróloga revela os segredos e as funcionalidades de especiarias comuns do dia a dia. Saiba o que utilizar para não ficar doente