Ministério da Saúde atualizou recomendações e reduziu o tempo de reclusão para alguns casos. Veja o novo protocolo Covid-19
por Redação SD
Publicado em 11/01/2022 às 11:35
Atualizado às 11:35
O novo protocolo de isolamento contra a disseminação da Covid-19, publicado ontem (10), pelo Ministério da Saúde, reduziu o tempo mínimo de reclusão das pessoas infectadas, de 10 para cinco dias. O anúncio foi realizado pelo ministro Marcelo Queiroga e pelo secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros. Eles explicaram que o guia epidemiológico de 2022 é baseado em medidas de segurança dos EUA e da Inglaterra.
As medidas visam adequação à variante Ômicron. Confira abaixo como ficou organizado o esquema de isolamento domiciliar do novo protocolo de Covid-19, elaborado pelo Ministério da saúde:
5 dias de isolamento
Pacientes com suspeita de Covid-19, que chegam ao quinto dia da infecção com ausência de sintomas respiratórios e febre, por um período de 24 horas, sem uso de antitérmico podem realizar o teste – antígeno ou PCR. Caso o resultado seja negativo, ele pode abandonar o isolamento. Se der positivo, deverá permanecer recluso, ao menos, até o décimo dia.
7 dias de isolamento
Caso a pessoa infectada chegue assintomática ao sétimo dia, ela estará liberada para sair do isolamento, sem a necessidade de teste. Caso ainda apresente algum sintoma respiratório ou febre, poderá fazer o teste PCR ou antígeno. Se der negativo pode sair do isolamento. Caso dê positivo, deverá permanecer em casa, ao menos, até o décimo dia.
10 dias de isolamento
Caso o paciente chegue ao décimo dia de infecção, sem nenhum sintoma, ele estará liberado para sair do isolamento sem a necessidade de realizar nenhum teste.
Mais de 10 dias de isolamento
Pessoas infectadas, que testaram positivo para a Covid-19 e ainda apresentam sintomas, mesmo após o décimo dia da doença, devem permanecer isoladas até os sintomas desaparecerem.
"O isolamento é de sete dias. Se o paciente não quis testar no quinto dia, mas, se ao sétimo dia ele estiver sem sintomas, sem febre e sem uso de medicamentos por 24 horas, ele pode sair do isolamento. Não é necessário testar", disse o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, durante o anúncio de ontem.
Durante todo o período de isolamento, seja de cinco, dez ou mais dias, existem também algumas medidas de segurança recomendadas pelo Ministério da Saúde. Confira:
Confira o protocolo na íntegra, no site do Ministério da Saúde.
Leia também