Exercícios de respiração: 4 maneiras simples de fortalecer a saúde pulmonar

Fisioterapeuta explica algumas técnicas simples para proteger o corpo contra o avanço da gripe e da Covid-19. Aprenda a realizar exercícios de respiração

Saiba como realizar exercícios para a respiração
Saiba como realizar exercícios para a respiração - Shutterstock

por Redação SD
Publicado em 29/05/2022 às 14:00
Atualizado às 14:00

Facebook Saúde em DiaPinterest Saúde em Dia

Fazer exercícios de respiração diariamente é uma excelente maneira de promover saúde e bem-estar. Afinal, além de combater o estresse e ansiedade, algumas técnicas mais específicas também possuem a capacidade de melhorar o condicionamento físico da região do diafragma e, consequentemente, fortalecer a capacidade pulmonar.

E convenhamos, é sempre importante ressaltar que a pandemia de Covid-19, ainda não acabou. Além disso, uma onda recente de gripe, causada pelo tempo frio e seco também contribui para o crescimento de pacientes com problemas respiratórios.

O panorama atual é de alerta e reforça a importância de tomar todas as doses da vacina, evitar qualquer tipo de aglomeração, utilizar máscara e manter a higienização em dia. Essas são as principais medidas de segurança a se seguir. No entanto, outras atitudes, como potencializar a imunidade do organismo e fortalecer o sistema respiratório, também merecem atenção.

Para atender ao último quesito, o fisioterapeuta Cadu Ramos separou alguns exercícios simples, que você pode realizar em casa, sem a necessidade de nenhum equipamento. Eles vão te auxiliar a melhorar o condicionamento físico do diafragma e a capacidade pulmonar. Confira:

1 — Movimentação dos braços

“Inspire o ar abrindo e elevando os braços para o lado e expire fechando-os em direção à lateral das pernas. Agora inspire o ar levantando os braços para frente e expire descendo em direção à frente das pernas”, explica Cadu.
Recomendação: três séries de três repetições. Os idosos podem fazer sentados e os mais jovens em pé.

2 — Inclinação do tronco

“Sentado, em posição ereta de 90 graus, coloque as suas mãos cruzadas no peito, inspire e expire descendo o corpo em direção às coxas. Abaixe-se e levante-se em movimento leves e sempre com as costas retas”, indica o fisioterapeuta.
Recomendação: três séries de cinco repetições.

3 — Para repetir durante o dia

“Puxe o ar bem forte até encher o pulmão completamente e solte, até esvaziar por completo. Faça o mesmo, mas, agora em dois tempos: puxe o ar bem forte em dois tempos e solte em dois tempos. Depois, puxe o ar profundamente e segure a respiração por oito segundos, depois solte”, recomenda Cadu.
Recomendação: pode ser feito por adultos, crianças e idosos. Realizar três vezes ao dia — pela manhã, tarde e noite.

4 — Brincadeiras funcionais para as crianças

— Encher bexigas;
— Brincar de assoprar velinhas;
— Voltar às brincadeiras antigas como pega-pega, pique-esconde ou jogar bola.

Leia também