Crescimento de pelos no corpo: entenda o que houve com Gretchen

Especialista esclarece o que pode ter acontecido no organismo da cantora. Uso de testosterona costuma incentivar o crescimento de pelos no corpo

Entenda o crescimento de pelos no corpo de Gretchen
Entenda o crescimento de pelos no corpo de Gretchen - Reprodução Instagram @mariagretchen

por Redação SD
Publicado em 02/06/2022 às 11:00
Atualizado às 11:00

Facebook Saúde em DiaPinterest Saúde em Dia

A cantora Gretchen virou assunto nos últimos dias após compartilhar, em suas redes sociais, alguns momentos de lazer e descontração. Acontece que um fato curioso chamou a atenção de seus seguidores: a quantidade de pelos em seu corpo.

Sem se abalar com os comentários maldosos, Gretchen se pronunciou sobre o ocorrido com muita segurança e bom-humor.

“Já que meus pelos são o assunto do momento, aí vai um close deles para vocês. Chorem nesses pelos sensuais”, disse a artista na publicação.

Entenda o crescimento de pelos no corpo

Todas as pessoas possuem pelos no corpo. Uns mais do que outros. E as mulheres, naturalmente, costumam ter menos que os homens. Isso acontece por causa de diferenças fisiológicas e hormonais entre os indivíduos de sexo diferente. Mas, o que pode provocar o crescimento exagerado de pelos em um corpo feminino?

De acordo com o médico nutrólogo, Dr. Fernando Cerqueira, especialista certificado pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), isso acontece, geralmente, pelo uso exógeno de testosterona – hormônio predominantemente masculino, que desempenha diversas funções no organismo, mas também possui seus efeitos colaterais.

Segundo o especialista, somente a própria Gretchen e o médico que acompanha a artista podem afirmar, de fato, o que realmente provocou esse crescimento de pelos. No entanto, é comum que a testosterona provoque esse efeito no organismo de mulheres.

“O aumento de pelos tem suas variações de pessoa para pessoa. É uma questão muito individualizada, mas é preciso cautela. Se [a testosterona] ficar acima dos níveis fisiológicos, pode sim provocar alterações corporais”, explica o Dr. Cerqueira.

Qual a vantagem de usar testosterona

O médico ainda revelou que, apesar dos efeitos colaterais que a testosterona pode provocar – como o crescimento de pelos no corpo – o hormônio, quando bem utilizado, consegue oferecer uma melhora na qualidade de vida de alguns pacientes específicos.

“Podemos citar várias questões para o uso desse hormônio: pode ser por causa da idade, que diminuiu o nível de testosterona no corpo. A menopausa, em si, é um desses fatores. Também pode ser indicado para a falta de libido (a testosterona aumenta a libido) e para aumentar a massa muscular.  Tudo vai depender dos exames que ela fez, da indicação médica e se foram detectados níveis mais baixos de testosterona”, finaliza o Dr. Cerqueira.

Leia também