Connect with us

O que você está procurando?

Notícias

Dia Nacional do Ciclista: 5 dicas para pedalar com segurança e saúde

Se alongar e manter-se hidratado é fundamental para os ciclistas

Se alongar e manter-se hidratado é fundamental para os ciclistas
Nesta quinta-feira (19), é comemorado o Dia Nacional do Ciclista - Shutterstock

Nesta quinta-feira (19), é comemorado o Dia Nacional do Ciclista. A data foi criada para homenagear Pedro Davison, morto em 2006, aos 25 anos, após ser atropelado por um carro que estava acima do limite de velocidade e transitava em local proibido enquanto ele pedalava no Eixo Sul, em Brasília.

O Dia Nacional do Ciclista busca conscientizar a sociedade sobre a importância do respeito no trânsito e do cuidado com quem pedala pelas ruas. A data também promove o uso da bicicleta, que é uma prática saudável, além de um meio de transporte sustentável.

Segundo dados da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike), entre junho e julho de 2020 houve um aumento de 118% nas vendas de bicicletas no país em comparação ao mesmo período do ano anterior.

O principal motivo do aumento foi a pandemia, visto que a população tem evitado as aglomerações nos transportes públicos. Com isso, a bicicleta se torna uma ótima alternativa por ser acessível e contribuir para a saúde.

Porém, antes de subir na bicicleta, é importante ter cuidado. Confira cinco dicas para pedalar com segurança e saúde:

  • Alongue-se: o alongamento é fundamental para aumentar a flexibilidade muscular, ativar a circulação sanguínea e prevenir lesões. Alongue-se por pelo menos 10 minutos para preparar seu corpo.
  • Mantenha-se visível no trânsito: no período noturno o campo de visão muitas vezes se torna limitado. Por isso, utilize sinalizadores na bicicleta e nas roupas. Aposte em cores fluorescentes ou claras e estampas refletivas!
  • Meias e roupas próprias para praticar esportes: atualmente existem diversos modelos de meias de compressão no mercado específicos para a prática de esportes e seu uso pode ser preventivo, diminui a fadiga, tensão e acelera a recuperação muscular. Outro modelo é a UP 25, indicada para atividades de média e alta intensidade. 
  • Hidrate-se: a água mantém a pele hidratada e o organismo mais saudável. Beba com frequência, de 1,5 a 2 litros por dia.
  • Sempre utilize o capacete: sua principal função é a segurança. O capacete protege a cabeça contra impactos causados por quedas ou batidas em objetos que podem se tornar traumas graves.

Fonte: Dados da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike).

Advertisement

Mais notícias interessantes como essa

Câncer

Oncologista fala da importância da descoberta do câncer em estágio inicial

Gripe

"As temperaturas frias e o tempo seco colaboram para as secreções naturalmente", diz infectologista

Vacinas

Ministério da Saúde encomendou um estudo sobre a variante Delta para avaliar a 3ª dose da vacina em pessoas que tomaram a CoronaVac

Saúde Mental

O meme que viralizou essa semana "fora do story, você tá bem?", é uma referência a vida perfeita mostrada nas redes sociais

Alimentação

Nutróloga do hospital Israelita Albert Einstein diz que bebidas com cafeína à noite atrapalham o sono

Beleza

Permanente de cílios, brow lamination, lash Lifting e desondulação de sobrancelhas estão em alta

Saúde da Mulher

A dúvida é frequente e uma das mais comuns entre as mulheres

Dor

Especialistas falam de medicamentos que proporcionam segurança e bem-estar