Nas estações outono/inverno, alguns fatores influenciam no ressecamento da pele, como temperatura e baixa umidade do ar, redução de suor e o aumento de banhos quentes. Além disso, naturalmente há um menor consumo de líquidos, o que prejudica a hidratação de nosso corpo.
Alguns cuidados básicos não devem ser ignorados, como o uso de sabonetes e hidratantes específicos, um para o rosto e outro para o corpo. De acordo com a Dra. Eliana Antiqueira, dermatologista, os sabonetes convencionais têm pH alcalino e isso altera a camada lipídica da pele e pode causar ressecamento e irritação cutânea.
“Muitas vezes, orientamos o uso do sabonete de glicerina, principalmente em barra, pois eles têm um pH mais adequado e ressecam menos a pele. Para as peles mais sensíveis, são indicados os Syndet, um tipo de detergente sintético com menos de 10% de sabonete e com pH entre 5,5 e 7, menos agressivo para a pele", explica.
Quando a temperatura diminui, é difícil não fazer uso de água quente na hora do banho. Porém, vale ressaltar que o chuveiro pode estar em um modo agradável, sem que a água esteja a ponto de causar vermelhidão na pele. É recomendado evitar o uso de buchas ou tomar mais de um banho por dia, quando a temperatura está muito baixa.
“É possível notar a pele repuxando de tão ressecada, então, é necessário hidratar o rosto e o corpo logo após o banho", sugere a especialista. "As peles oleosas, por exemplo, também precisam de hidratação e nesse caso, o ideal são os produtos oil free nas áreas de maior oleosidade (face e tórax)".
Muitos ainda pensam que no inverno pode deixar o protetor solar de lado, mas esse item é fundamental e deve fazer parte da rotina, uma vez que ao sair de casa estamos expostos à radiação ultravioleta, mesmo em dias frios ou nublados. Alguns protetores possuem agentes hidratantes, o que auxilia também na hidratação do rosto".
A especialista ressalta ainda que algumas doenças podem aparecer ou piorar em tempos frios, devido ao ressecamento da pele, como a dermatite atópica, psoríase e ictiose vulgar.
Consultoria: Dra. Eliana Antiqueira, dermatologista do Grupo São Cristóvão Saúde.