Connect with us

O que você está procurando?

Covid

Covid em crianças: Quais os sintomas?

O Dr. Marco Antonio Iazzetti, infectologista ressalta os cuidados para essa faixa etária

O Dr. Marco Antonio Iazzetti, infectologista ressalta os cuidados para essa faixa etária
Diferente dos adultos, a maioria das crianças tem um quadro leve ou moderado. - Shutterstock

Será que a Covid-19 provoca riscos às crianças No primeiro ano de pandemia esse grupo estava fora de risco e também não eram inclusos nos testes das vacinas desenvolvidas até o momento. Entretanto, segundo dados do Sistema de Informação de Vigilância da Gripe (Sivep-Gripe), foram registrados mais de 23 mil novas internações de pacientes pediátricos. 

De acordo com o Dr. Marco Antonio Iazzetti, infectologista, pediatra e professor do curso de Medicina da Universidade Santo Amaro (Unisa), a maioria delas apresentam sintomas leves parecidos com um resfriado. Em alguns casos há a manifestação de febres altas acompanhadas de vômito, diarreia e sensação de cansaço.

Diferente dos adultos, a maioria das crianças tem um quadro leve ou moderado. Existem algumas explicações para isso. Uma delas é de que as crianças possuem menos “portas de entrada” para o vírus em seu organismo. E a outra é que a resposta imunológica não é muito agressiva.

“Por se tratar de um vírus em que não há um tratamento específico, existem antivirais, analgésicos e antitérmicos que podem ser utilizados em casos de temperaturas do corpo mais elevadas do que o normal”. Além disso, quando o paciente vai até o hospital é recomendada a inalação, hidratação com soro fisiológico e em alguns casos a internação”, explica.

Vale lembrar que as medidas de prevenção também são necessárias nessa faixa etária, como manter o distanciamento social de dois metros, lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou utilizar álcool em gel, desinfetar as superfícies e objetos que são utilizados com maior frequência, evitar tocar os olhos, boca e o nariz, utilizar máscara, desde que maiores de dois anos e com supervisão frequente dos pais.

O infectologista ressalta ainda que o adulto não deve ficar com o rosto muito próximo da criança ao do adulto. Exceto as mães em fases de amamentação, uma vez que o leite materno é benéfico e pode até mesmo prevenir contra a Covid-19.  Se a mãe tiver com algum sintoma, ainda que leve, o ideal é amamentar com o uso da máscara.

Consultoria: Dr. Marco Antonio Iazzetti, infectologista, pediatra e professor do curso de Medicina da Universidade Santo Amaro (Unisa).

Advertisement

Mais notícias interessantes como essa

Alimentação

Nutricionistas dão dicas para preparar comidas típicas em casa com ingredientes menos calóricos

Gripe

A Dra. Luciana de Campos, infectologista ressalta os motivos que levam a gripe surgir nessa época do ano

Infarto

Especialista explica que jovens e atletas têm predisposição ao ataque cardíaco

Saúde da Mulher

Ginecologista fala sobre hábitos que podem colocar a saúde vaginal em risco e causar reações indesejadas

Diabetes

O controle dos níveis de açúcar no sangue é fundamental para preservar os rins

Notícias

O Dr. Wanderley Cerqueira, neurocirurgião explica as causas da ‘aracnoidite torácica’

Câncer

O Daniel Zucchi, linfoterapeuta comenta sobre a aplicação da drenagem linfática no pós-operatório de câncer nos gânglios

Doenças

A Dra. Eduarda Porello, dermatologista ressalta os fatores que levam ao surgimento das lesões na pele