Os avanços que os tratamentos estéticos alcançaram no Brasil são notáveis. É cada vez mais comum que procedimentos como peeling, aplicação de botox e preenchimentos sejam procurados por homens e mulheres que buscam melhorar a aparência e autoestima.
De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosmético, o Brasil viu um crescimento de 5,7% do setor de beleza, no primeiro quadrimestre de 2021. Algo que pode explicar esse aumento é a vontade de resgatar uma autoestima que, talvez, tenha sido abalada com os impactos da pandemia.
“As terapias de estética muitas vezes podem apresentar resultados que vão muito além da beleza física, podendo promover melhora na autoestima, bem-estar e qualidade de vida”, explica Alline Vasconcellos Alves Peral, professora do curso de Fisioterapia e Tecnologia em Estética e Cosmética da Faculdade Santa Marcelina e fisioterapeuta especialista em estética, cosmética e dermatologia funcional.
Desde que realizada com profissionais competentes, que vão saber avaliar possíveis riscos e indicar o melhor tratamento para cada indivíduo, procedimentos estéticos podem ser uma boa alternativa para qualquer pessoa. É o que explica Alline. “Hoje, os tratamentos estéticos são procurados por todo tipo de público, que não almejam apenas melhora da aparência física. Esse tipo de procedimento pode ser necessário e indicado em diversos momentos e em todas as faixas etárias, para quem busca beleza, saúde e bem-estar”.
Dessa maneira, a especialista nos ajudou a elencar os principais tratamentos estéticos disponíveis no mercado. Confira:
Drenagem linfática
Uma técnica manual, leve e suave. Que, de acordo com Alline se assemelha muito a uma massagem, mas pode trazer bons resultados. “Esse tratamento tem como objetivo aumentar o volume e a velocidade da linfa que vai ser transportada pelos vasos linfáticos, auxiliando na eliminação de toxinas e excessos de líquidos do organismo”, indica a professora. “O recurso, que traz benefícios estéticos, como melhora da celulite e a diminuição de edemas em casos de pós-operatórios, também promove relaxamento e aumento da imunidade”.
Massagem modeladora
A massagem modeladora também é uma técnica manual. Mas, diferente da drenagem linfática, ela aposta em manobras mais vigorosas e utiliza cremes para auxiliarem a circulação e oxigenação dos tecidos do organismo. “No entanto, é importante ressaltar que o tratamento não pode gerar desconforto nem hematomas. Se for o caso, questione sua profissional”, alerta a especialista.
Limpeza de pele
De acordo com Alline, trata-se do procedimento estético mais comum do mundo. Ele é indicado para a remoção de sujidades da pele. Além de servir como preparo para outros procedimentos mais complexos. “Ele desobstrui os poros e melhora a capacidade de absorção da pele”, relata.
Fototerapia
Um tratamento que utiliza a força da luz para reparar processos inflamatórios. Serve também para fechar feridas e, por consequência, melhorar a estética corporal. “A exposição da área afetada à luz ultravioleta suprime o sistema imunológico, o que auxilia na redução de processos inflamatórios”, esclarece Alline.
Microagulhamento
O procedimento mais complexo da lista. Por isso, vale ressaltar a importância de consultar um profissional competente antes de realizar o tratamento. O microagulhamento estimula a produção de colágeno e pode ajudar a combater manchas, estrias e cicatrizes da pele. “É muito importante que o paciente se certifique que a clínica tem profissionais habilitados e usa equipamentos calibrados e com devido registro”, finaliza a especialista.