Connect with us

O que você está procurando?

Câncer

Câncer de mama: saiba como realizar o autoexame

Ginecologista ressalta que, apesar de ser fundamental, avaliação caseira não descarta acompanhamento médico

Ginecologista ressalta que, apesar de ser fundamental, avaliação caseira não descarta acompanhamento médico
Autoexame deve estar presente na rotina das mulheres - Shutterstock

Neste mês é celebrado o Outubro Rosa, um movimento internacional que promove a conscientização da população sobre a prevenção contra o câncer de mama. Um dos tumores que mais atingem as mulheres no Brasil e no mundo. De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), a doença já matou mais de 18 mil pessoas no Brasil, apenas em 2021.

Números alarmantes e que precisam diminuir. Para isso, é fundamental que as mulheres saibam realizar corretamente o autoexame. Uma prática simples e eficiente para encontrar possíveis indícios do câncer de mama. “O autoexame das mamas tem como finalidade principal o autoconhecimento, pois permite que a mulher conheça o próprio corpo e identifique alterações que possam surgir”, conta Juliana De Biagi, médica ginecologista, obstetra e professora do Mackenzie.

De acordo com a especialista, todas as mulheres com mais de 20 anos de idade devem incluir o autoexame em sua rotina. Para aquelas que menstruam, a indicação é realizar o exame após o período de menstruação. Já o restante pode escolher um dia fixo no mês.

“Inicie o autoexame fazendo uma observação em frente ao espelho, levante e abaixe os braços e depois coloque as mãos na cintura para verificar se apresenta alguma alteração visual. A segunda etapa pode ser realizada em pé ou deitada, muitas mulheres gostam de fazer o autoexame durante o banho. Com o braço atrás da nuca, você irá palpar a mama e as axilas com a mão contrária e pressionar suavemente os mamilos. Observe se ocorre saída de secreção. Repita o processo na outra mama”, indica a médica.

O autoexame deve ser realizado, pelo menos, uma vez por mês. Caso qualquer anormalidade seja identificada, a paciente deve procurar ajuda médica o quanto antes. Vale lembrar que a detecção precoce do problema é um dos principais fatores de cura do câncer de mama. Quanto antes a doença for diagnosticada, mais fácil será o tratamento.

Importante – “O autoexame da mama não é um exame de rastreio para o câncer, isso significa que mesmo que você não encontre qualquer alteração, a consulta anual com ginecologista é indispensável”, finaliza a Dra. De Biagi.

ONG Orientavida

ONG Orientavida vem promovendo a campanha Pense Rosa, que ajuda mulheres que estão na fila de espera do SUS (Sistema Único de Saúde) a realizarem mamografias. A cada 12 pulseiras vendidas no site da ONG, a venda é revertida em um combo de diagnóstico de câncer de mama. Até agosto deste ano, 11 mil mamografias foram realizadas. A meta da ONG Orientavida é atingir 15 mil até dezembro de 2021. Participe!

Fonte: Juliana De Biagi, médica ginecologista, obstetra e professora. Possui graduação em Medicina pela Faculdade Evangélica do Paraná (2009). Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital Santa Casa de Curitiba. Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela FEBRASGO. Especialização em Uroginecologia e Disfunções do Assoalho Pélvico pela FMUSP. Professora auxiliar da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR) na disciplina de Saúde da Família e Comunidade II.

Advertisement

Mais notícias interessantes como essa

Osteoporose

Especialista explica as causas e como prevenir o problema que abala as estruturas ósseas do organismo

Notícias

Estudo aponta que exercícios físicos também aumentam a expectativa de vida de pessoas idosas

Alimentação

Alimentação é utilizada por atletas e favorece o condicionamento físico e a saúde. Conheça a dieta mediterrânea

Doenças

Causada por uma toxina presente em frutos do mar, Doença de Haff pode provocar danos graves à saúde

Saúde da Mulher

Médicos esclarecem as principais dúvidas sobre o assunto e dão dicas preciosas

Câncer

Implante e explante mamário estão entre os procedimentos mais realizados no Brasil

Vacinas

InCor pede autorização para a Anvisa e pretende iniciar estudos em humanos a partir de janeiro

Alimentação

Nutricionista dá dicas para perder peso de maneira rápida e segura. Entenda, finalmente, como emagrecer com saúde