Má postura: Veja quais são as consequências desse problema

As dores nas costas e no pescoço estão ligadas à postura corporal incorreta

A má postura provoca alterações na coluna vertebral, especialmente nas regiões cervical e lombar
A má postura provoca alterações na coluna vertebral, especialmente nas regiões cervical e lombar - Shutterstock

por Julia Natulini
Publicado em 24/05/2021 às 12:59
Atualizado às 12:59

COMPARTILHEFacebook Saúde em DiaPinterest Saúde em Dia

A má postura pode causar dores e problemas de saúde ao longo do tempo. Com a pandemia se tornou cada vez mais comum trabalhar em modo home office. A maioria das pessoas não ficam o tempo todo sentadas à mesa e optam em trabalhar no sofá ou até mesmo na cama.

Segundo uma pesquisa divulgada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em parceria com o Institute of Employment Studies (IES) do Reino Unido, apontou que sintomas físicos se tornaram mais frequentes que o habitual, 58%  dos entrevistados apresentaram dores nas costas, 75% no pescoço, 55% fadiga ocular, 55% perda de sono e 53% dores de cabeça. 

A dor nas costas e no pescoço estão diretamente ligadas à postura corporal incorreta e uso de móveis inadequados durante um longo período. Desde a altura da mesa à ergonomia da cadeira, cada detalhe importa para aliviar às dores e melhorar a qualidade de vida e produtividade dos trabalhadores remotos.  

De acordo com o Francisco Chen Frias, supervisor do Laboratório Galileo da fabricante de cadeiras Flexform, existem regras regulatórias para a ergonomia de cadeiras de postos de trabalho. “Os braços da cadeira devem apoiar os antebraços de maneira confortável para que o usuário consiga utilizar o computador sem prejudicar os punhos”, complementa o pesquisador.  

“Durante as atividades de digitação a coluna deve permanecer ereta. Por esse motivo, o apoio lombar precisa relaxar os músculos. As coxas, por sua vez, não podem ficar comprimidas, se não a circulação sanguínea será prejudicada”, explica Frias. 

Quais as consequências que a má postura pode causar?
Ela provoca alterações na coluna vertebral, especialmente nas regiões cervical e a lombar. A inversão da curvatura nessas regiões são os problemas mais encontrados, além das dores que se espalham para os ombros.

Dor de cabeça: a má postura é uma das principais causas de dores nas costas e de cabeça. Ficar inclinado para baixo coloca uma tensão extra nos músculos posteriores do pescoço para evitar que a cabeça caia para frente. Isso pode sobrecarregar os músculos causando dores nas costas.

Problemas no sono: pode afetar negativamente a capacidade de dormir. Já que se o sistema muscular não estiver alinhado da maneira certa, não tem como relaxar completamente.

Dores nos pés: Todo esse desalinhamento também pode afetar os pés. A má postura pode criar dor no pé, é importante prestar atenção na postura da cabeça aos pés.

Fadiga: Quando você tem uma má postura, o corpo tem que trabalhar mais para se manter em pé. Isso faz com que você se sinta cansado.

Vale ressaltar que existem alguns problemas mais graves que podem surgir por conta da dor nas costas, alguns deles são: DORT (doença relacionada ao trabalho), hérnia de disco, escoliose, lordose, cifose e outros desvios na coluna que devem ser tratados com o acompanhamento médico de ortopedistas e fisioterapeutas.  

Leia também