Carnaval em forma: 6 tipos de alimentos que eliminam o inchaço

Descubra quais ingredientes podem te ajudar a acabar com a retenção de líquidos para passar o carnaval em forma

Descubra como aproveitar o carnaval em forma
Descubra como aproveitar o carnaval em forma - Shutterstock

por Redação SD
Publicado em 22/02/2022 às 14:00
Atualizado às 14:00

Facebook Saúde em DiaPinterest Saúde em Dia

Passar o carnaval em forma, mesmo que não seja para se acabar na folia – como em tempos anteriores à pandemia – é um desejo de muitas pessoas. Além disso, a data também pode gerar uma espécie de motivação para conquistar aquele físico mais definido, atlético e saudável.

E uma das grandes barreiras, seja de quem pretende aproveitar o carnaval em forma, ou apenas atingir um físico mais condicionado, muitas vezes, não passa apenas por emagrecer e ganhar massa muscular. O indivíduo, em alguns casos, até tem um bom desenvolvimento das musculaturas do corpo e pouca gordura. No entanto, falta eliminar a temida retenção líquida.

Sabe aquele inchaço que teima em ir embora? Pois é, ele pode ser o responsável por atrasar os seus objetivos fitness. Mas, com o auxílio da nutricionista Paula Castilho, separamos seis tipos de alimentos que ajudam a acabar com a retenção de líquidos. Confira:

1. Diuréticos: melão, salsão, aspargo, agrião, rúcula e almeirão são diuréticos naturais. Eles ativam os rins, eliminando líquidos do organismo e aumentando a diurese. Logo, combatem o inchaço e a retenção.

2. Potássio: alimentos ricos em potássio ajudam a eliminar o inchaço e regular o sódio no organismo. Entre eles temos a banana, batata, tomate e manga.

3. Folhas verde-escuras: as saladas são ótimas aliadas da perda de peso. Principalmente as que contém folhas verde-escuras, pois elas ativam a circulação sanguínea e ajudam a acelerar o metabolismo.

4. Fibras: elas estão presentes em alimentos como aveia, granola, ameixa seca e uvas. As fibras previnem a prisão de ventre e ajudam no funcionamento do intestino.

5. Salsa: rica em vitaminas e minerais, ela ajuda a digerir os alimentos mais pesados, atuando também como diurético. Algumas pessoas preferem consumi-la na forma de chá.

6. Alho: o tempero possui propriedades que estimulam o sistema gástrico, contribuindo para aliviar gases e inchaços. Além disso, ainda pode diminuir a pressão arterial.

Cuidado – Nem todos os legumes e vegetais são seus amigos quando falamos de inchaço. Repolho, couve, couve-flor e batata-doce, por exemplo, fermentam e provocam gases. Portanto, podem ser evitados.

Fonte:SportLife

Leia também