6 dicas para ter mais resultados no retorno das atividades físicas

Especialista lembra a importância dos exercícios e revela como voltar a rotina de forma saudável

Dicas para garantir resultados ao voltar com as práticas de atividades físicas
Dicas para garantir resultados ao voltar com as práticas de atividades físicas - Shutterstock

por Redação SD
Publicado em 16/11/2021 às 09:30
Atualizado às 09:30

COMPARTILHEFacebook Saúde em DiaPinterest Saúde em Dia

A pandemia de Covid-19 trouxe novos hábitos para vários setores da economia. No esportivo, os empresários e praticantes de atividades físicas viram as academias e ginásios ficarem fechados por meses até a retomada gradual.

Durante o período de isolamento, algumas pessoas não ficaram paradas e investiram em exercícios em casa. Já outras preferiram aguardar a flexibilização de espaços coletivos e deram uma pausa na rotina fitness.

Com a diminuição do número de casos de Covid-19 na maior parte das cidades do país, as atividades presenciais voltaram e, um dos maiores desafios nesse momento, é acostumar novamente o corpo e a mente com a rotina de exercícios físicos.

Dessa forma, é importante prestar atenção aos sinais do organismo, antes de voltar 100% para a rotina de antigamente. O ideal é retornar aos poucos e com séries e atividades mais leves. Assim, o físico terá mais resultados com o passar dos dias.

A professora Elizimara Augusta Pereira Lima, coordenadora do curso de Educação Física da Anhanguera, listou seis dicas valiosas para a volta saudável das atividades físicas. Confira:

1- O recomeço pede uma análise geral. Faça exames para saber como está sua saúde e identificar se existem condições que podem limitar os treinos.

2- Procure orientação médica para determinados treinamentos, se necessário. Testes de esforço (ergométrico ou ergoespirométrico), eletrocardiograma (ECG) e ecocardiograma são alguns dos exames que podem dizer o estado geral do corpo para se exercitar.

3- A volta exige frequência e esforços de forma gradativa para evitar lesões. Inicie com caminhadas curtas, por exemplo, e aumente o ritmo e a distância lentamente.

4- Aliar aeróbicos a exercícios de fortalecimento muscular é indicado. Procure um profissional de educação física para fazer a associação.

5- Aquecer o corpo e alongar antes de começar é essencial. Exercícios repetidos aumentam a temperatura corporal e previnem lesões musculares, como estiramentos.

6- Descansar é importante para o corpo, pois efetua a recuperação celular e das fibras. O repouso é crucial para o organismo restabelecer as condições físicas e musculares.

A professora lembra a importância de incluir atividades físicas na rotina. Além de fazer bem para a saúde corporal, também previne doenças e ajuda manter a saúde mental em dia. ''Quem pratica atividades físicas consegue dormir melhor, tem melhora no sistema cardiovascular e encontra mais disposição nas tarefas do dia a dia", explica a docente.

Fonte: Elizimara Augusta Pereira Lima, professora e coordenadora do curso de Educação Física da Anhanguera

Leia também