Alimentação

Estudo revela o que acontece no corpo de quem passa a comer uma banana por dia

Estudo mostra que substância presente na banana, o amido resistente, reduz os casos de tumores provocados pela síndrome de Lynch

Uma banana por dia pode prevenir mais da metade dos casos hereditários de câncer - Shutterstock

Pesquisadores das Universidades de Newcastle e Leeds, ambas no Reino Unido, descobriram que consumir uma banana por dia pode ter um papel importante na prevenção do câncer, especialmente nos casos hereditários.

O estudo acompanhou pacientes com síndrome de Lynch, uma condição hereditária que aumenta o risco de desenvolver certos tipos de câncer antes dos 50 anos. Os resultados apontaram que doses de amido resistente, substância presente na fruta, reduziram a incidência da doença em cerca de 60%.

Cerca de mil pacientes participaram. Eles receberam doses de 30 gramas de amido resistente equivalentes ao presente numa banana por dia por até 20 anos. A longo prazo, foi observado um número consideravelmente menor dos casos de câncer ligados à síndrome no grupo que recebeu o suplemento, em comparação aos que tomaram placebo.

A única condição que não apresentou benefício foi o câncer colorretal. No entanto, o consumo diário de banana apresentou ganhos especialmente para os cânceres do trato gastrointestinal superior, ou seja, câncer de esôfago, estômago, trato biliar, pâncreas e duodeno.

Benefícios da banana

Além dos benefícios para a prevenção do câncer, a banana também pode aparecer em todas as refeições do dia. “Não existe horário específico para o consumo da banana, por fornecer carboidratos de absorção um pouco mais rápida, pode ser uma boa opção antes do treino”, afirma o nutricionista Arthur Mendonça.

O especialista explica que a fruta é uma excelente fonte de carboidratos, o que ajuda a aumentar os estoques de glicogênio do organismo. Por isso, a fruta é uma ótima opção de pré-treino e também pós-treino. “Além de carboidratos, a banana é uma fonte de micronutriente. Como potássio, vitaminas do complexo B, cálcio e magnésio, auxiliando na contração muscular e no sistema imunológico“, revela.

O nutricionista recomenda o consumo especialmente com aveia, iogurte, pasta de amendoim, entre outros.

Você também vai gostar

Câncer

Pelo menos 13% dos pacientes com câncer colorretal têm menos de 50 anos, idade geralmente vista como fator de risco

Doenças

Os linfomas são neoplasias que atacam o sistema linfático e, geralmente, se manifestam através de inchaço nos gânglios

Doenças

Pode começar em uma azia ou uma queimação, e evoluir para um quadro crônico de refluxo. Entenda os riscos da condição

Câncer

O câncer de intestino, ou colorretal, é um dos tumores mais letais. No entanto, com diagnóstico, há até 95% de chances de cura

Sair da versão mobile