Neurologista comenta o caso de Virginia Fonseca; entenda

Grávida de 3 meses, a Virginia deu entrada no hospital duas vezes em menos de 24h por conta da cefaleia. Ela foi diagnosticada com enxaqueca

Virginia no hospital
Virginia no hospital - Reprodução Instagram @virginia

por Milena Vogado
Publicado em 17/05/2022 às 08:00
Atualizado às 08:00

Facebook Saúde em DiaPinterest Saúde em Dia

Virginia Fonseca, esposa do cantor Zé Felipe e influenciadora digital, segue no hospital após apresentar queixas de dor de cabeça. Internada desde o domingo (15) em São Paulo, essa foi a segunda vez que a influencer procurou ajuda médica em menos de 24 horas, sendo a primeira em Belo Horizonte (MG), no sábado (14).

O neurocirurgião e neurologista do Hospital Albert Einstein Dr. Wanderley Cerqueira de Lima aponta que a situação de Virginia foge do padrão. “As cefaleias tipo enxaquecas são comuns nas mulheres, mas durante a gestação a grande maioria das mulheres relata alívio da intensidade das crises ou mesmo ausência de cefaléia tipo enxaqueca em torno de 55 a 90%”, afirma.

O especialista explica que a cefaleia tipo enxaqueca é potencialmente grave para a gestante e o feto quando a paciente apresenta um quadro de doença neurológica aguda e grave. Como é o caso de coágulos no cérebro, vasculites (inflamação dos vasos do cérebro), aumento da pressão interna do crânio (risco para trombose), acidente vascular cerebral com obstrução de artérias ou até hemorragias intracranianas.

Tratamento

O Dr. Wanderley conta que o tratamento para a Virgínia pode ser feito com medicações preventivas ou profiláticas. Uma alternativa é o tratamento não medicamentoso, feito com acupuntura, técnicas de relaxamento, psicoterapia ou outros métodos.

O médico destaca que as náuseas e vômitos que acompanham a gestante com ou sem cefaleia também devem ser tratadas para evitar a desidratação da mãe. O uso das medicações deve sempre considerar a idade gestacional, a maturidade do feto e eventuais riscos que possam ocorrer.

Presença nas redes sociais

Virginia usou o seu perfil no Instagram para mostrar sua rotina no hospital aos seus seguidores. Mesmo internada, a influenciadora não deixou de fazer, em meio a tantos exames, uma publicidade que estava programada. No fim da tarde, comunicou via story que vai passar mais uma noite no hospital.

Leia também