Alinhadores transparentes: confira cinco benefícios

O tratamento pode ser encarado como uma substituição ao aparelho convencional

Alinhadores invisíveis podem substituir perfeitamente o aparelho convencional
Alinhadores invisíveis podem substituir perfeitamente o aparelho convencional - Shutterstock

por Redação SD
Publicado em 11/07/2021 às 10:00
Atualizado às 10:00

COMPARTILHEFacebook Saúde em DiaPinterest Saúde em Dia

Uma técnica bastante utilizada entre as celebridades tem ganhado cada vez mais espaço nos consultórios odontológicos. Os alinhadores transparentes substituem o sorriso metálico e fixo, com promessa de maior eficácia e precisão no processo. os benefícios, porém, podem ir muito além:

Estética

Segundo a  ortodontista Djalma Faria, esse é um dos maiores motivos pela aderência ao tratamento, uma vez que os transparentes são praticamente imperceptíveis, contribuindo para a aparência e autoestima do paciente. 

Conforto

Os alinhadores transparentes proporcionam mais conforto, uma que são removíveis, feito sob medida e não possuem metais em sua composição como os convencionais - que, inclusive, acabam ocasionando feridas e aftas na boca. 

“A ortodontia com uso de braquete, que são as peças metálicas do aparelho, pode furar a bochecha e machucar a gengiva”, explica Djalma.

Não há restrições alimentares

Ao contrário do convencional que, muitas vezes impõe ao paciente dificuldade na hora de comer ou a exclusão deste ou daquele alimento, os alinhadores não causam o mesmo problema, já que precisam ser removidos durante as refeições.

 “A remoção deve ser feita com cuidado e ele deve ser colocado em um local apropriado para que não haja contaminações”. É importante lembrar que os alinhadores devem ser utilizados por, pelo menos, 20 horas ao dia. 

Previsibilidade 

De acordo com a especialista, graças à modernidade da técnica, é mais fácil prever ao paciente quando o tratamento deve ser encerrado. 

“Eu consigo mostrar do início ao fim do tratamento, além de cada fase intermediária”, explica o especialista. Isso acontece por meio de um software, em que o especialista  consegue mostrar as informações ao paciente antes mesmo de iniciarem o tratamento.

Higienização

Nada de sofrimento na hora de escovar os dentes ou até mesmo durante o uso do fio dental. Durante a limpeza, os alinhadores devem ser removidos, permitindo que os dentes sejam escovados normalmente. 

Consultoria: Djalma Faria, ortodontista 

Leia também