8 benefícios da ameixa: aumenta a imunidade, fortalece os ossos e mais

Fruta pode ser importante para o bem-estar e a saúde do seu organismo. Conheça os benefícios da ameixa

Descubra os benefícios da ameixa
Descubra os benefícios da ameixa - Shutterstock

por Redação SD
Publicado em 17/03/2022 às 11:00
Atualizado às 11:00

Facebook Saúde em DiaPinterest Saúde em Dia

Entre os benefícios da ameixa, aquele que é o mais famoso, talvez, seja a sua capacidade de melhorar o funcionamento intestinal. Não é segredo que a fruta tem propriedades que aliviam a prisão de ventre, provocando uma espécie de efeito laxativo natural. No entanto, engana-se quem pensa que as vantagens param por aí.

Além dos benefícios da ameixa para a saúde e o bem-estar, a fruta é mais uma prova de que, para manter hábitos alimentares saudáveis, não é necessário passar fome e vontade. Com um sabor adocicado e único, o alimento também é uma ótima opção para quebrar a rotina da dieta com algo diferente e saboroso.

“É uma fruta com sabor adocicado e muito rica em fibras e vitaminas, que atuam proporcionando efeitos benéficos para a saúde quando combinadas num contexto de dieta equilibrada”, explica Glaucia Braggion, nutricionista e professora do curso de nutrição da Faculdade Santa Marcelina.

Por todos esses motivos, com a ajuda da especialista, separamos oito benefícios da ameixa. Confira:

1 – Faz o intestino funcionar melhor. “Seu elevado teor de fibras, celulose e pectina, auxilia o funcionamento intestinal promovendo efeito laxativo. Esse efeito é ainda mais intenso devido à presença de quantidades significativas de sorbitol e isatina, que são mais disponíveis na versão desidratada (ameixa seca)”, conta Glaucia.

2 – Auxilia no controle do colesterol. “Essa ação na saúde intestinal promovida pelas fibras auxilia, inclusive, no controle do colesterol, modulando sua absorção intestinal”, diz.

3 – Melhora o sistema imunológico. “O seu elevado teor de vitaminas do complexo B, vitamina A, C e K atuam no sistema imunológico”, afirma a nutricionista.

4 – Deixa a pele mais bonita. Todas essas substâncias citadas por Glaucia também aumentam a proteção da pele.

5 – Protege a visão. Sem falar que a grande quantidade de nutrientes em sua composição ainda pode contribuir para a saúde ocular, proporcionando uma visão de qualidade ao longo da vida.

6 – Fortalece os ossos. Mais um benefício característico da ameixa, por ser rica em vários tipos de vitaminas, é a sua boa influência na manutenção da saúde óssea.

7 – Contribui para a saúde do coração. “Outra substância presente em quantidades relevantes na ameixa são as antocianinas, compostos bioativos que conferem a cor arroxeada à fruta e que exercem importante função antioxidante e anti-inflamatória, beneficiando a saúde cardiovascular”, aponta a professora.

8 – Ajuda a prevenir doenças crônicas. Toda essa ação antioxidante e anti-inflamatória ainda pode evitar o desenvolvimento de doenças crônicas. “Esses efeitos são potencializados pela presença de minerais como magnésio, potássio, ferro, zinco, cálcio e fósforo”, finaliza Glaucia.

Leia também