Abacaxi: conheça 8 benefícios dessa superfruta

Rico em vitamina C e bromelina, alimento pode reduzir inchaço e prevenir doenças

Abacaxi previne doenças e reduz inchaço
Abacaxi previne doenças e reduz inchaço - Shutterstock

por Felipe Bomfim
Publicado em 14/10/2021 às 08:00
Atualizado às 08:00

COMPARTILHEFacebook Saúde em DiaPinterest Saúde em Dia

O conceito de superfruta é, relativamente, novo no Brasil. Estudiosos e profissionais de nutrição consideram algumas frutas tão benéficas para a saúde, que merecem tal classificação. E o abacaxi é uma delas. Fonte de inúmeras vitaminas, minerais e substâncias funcionais, o fruto é uma excelente maneira de adocicar a vida, a dieta e, ainda por cima, evitar o desenvolvimento de doenças.

Não é novidade para – quase – ninguém que, para manter uma alimentação saudável, não é necessário sofrer. O abacaxi é mais uma prova de que é possível comer bem e emagrecer, por exemplo. Para demonstrar tudo de positivo que a fruta pode fazer para a saúde, com a ajuda da nutricionista Fernanda Brunacci, elencamos os oito principais benefícios do abacaxi. Confira:

1 - Previne o desenvolvimento de doenças graves

“O abacaxi pode atuar de diversas maneiras positivas na saúde, já que é uma fruta rica em diversas vitaminas, minerais, compostos bioativos, água e fibras. Aliado à uma alimentação saudável e equilibrada ele pode ajudar na prevenção do aumento do colesterol, do aparecimento do diabetes, de alguns tipos de canceres e na saúde cardíaca”, conta Fernanda.

2 – Combate o estresse e melhora a saúde mental

Segundo a nutricionista, além de benefícios físicos, incluir o abacaxi na alimentação também pode fortalecer a mente. “Graças as vitaminas B1 e B3, o abacaxi ajuda a combater a fadiga e cansaço mental”, diz.

3 – Fortalece os músculos

A fruta também pode ser uma ótima alternativa para quem pratica atividades físicas regularmente. “A presença de potássio ajuda na contração muscular e protege contra a hipertensão”, explica Fernanda.

4 – Reduz inchaço e contribui para o bom funcionamento do organismo

Sabe aquela sensação ruim de inchaço? As causas podem ser várias, porém, a prisão de ventre e a retenção de água costumam contribuir para esse efeito desagradável. Comer algumas porções de abacaxi, talvez, seja a solução tão procurada. “A fruta ainda auxilia o trânsito intestinal e pode até ajudar na TPM, diminuindo a retenção de líquidos”, conta a especialista.

5 – Imunidade lá no alto

Talvez um dos efeitos mais famosos da fruta. “Por ser fonte de vitamina C, o abacaxi exerce papel fundamental na imunidade, na absorção do ferro (evitando quadros de anemia ferropriva) e na circulação sanguínea”, comenta Fernanda.

6 – Melhora a digestão

Outra função famosa do abacaxi. “A fruta sempre é lembrada como um alimento que ajuda na digestão, graças a presença de uma enzima chamada bromelina”, conta a nutricionista.

7 – Diminui a dor e retarda o envelhecimento

“Essa enzima [bromelina] também tem outros papeis no organismo: é um potente antioxidante e anti-inflamatório que protege o coração. Pode auxiliar em quadros de artrite, diminuindo a dor e na prevenção de câncer. Também apresenta ação antimicrobiana”, relata Fernanda.

8 – Pode prevenir infecções

“Alguns estudos ainda apontam que a bromelina pode trabalhar na prevenção de doenças bacterianas, pneumonia, rinite e sinusite”, completa a nutricionista.

Cuidados com a utilização do abacaxi

No entanto, para que o abacaxi consiga oferecer todos esses benefícios, o ideal é consumir a fruta em seu estado natural. Ou, então, em alguma receita simples, que não tenha a adição de açúcar e outros componentes industrializados. Também vale ressaltar que assar o abacaxi pode reduzir suas propriedades funcionais. “Altas temperaturas degradam tanto a bromelina como as vitaminas C, B1 e B3”, conta Fernanda.

Não existe também uma quantidade correta para ingerir abacaxi diariamente. Segundo a nutricionista, para atingir os níveis ideais de vitamina C e fibras, por exemplo, seria necessário consumir 12 fatias da fruta. “É claro que ninguém vai comer apenas abacaxi. Então, tenha uma dieta equilibrada, harmoniosa e consuma diversos tipos de frutas, para oferecer ao corpo variados nutrientes”, recomenda.

Sobre as possíveis contraindicações, Fernanda ressalta que “algumas pessoas apresentam problemas com aftas ao ingerir abacaxi. Outras algum grau de azia. Se esse for o seu caso, exclua a fruta da dieta”.

Fonte: Fernanda Brunacci, nutricionista da Vibe Saúde

Leia também