Tomate: um importante aliado contra o câncer de intestino

Alimento é fonte de licopeno, substância fundamental para promover o bem-estar e a prevenção de doenças

Tomate ainda ajuda a emagrecer
Tomate ainda ajuda a emagrecer - Shutterstock

por Redação SD
Publicado em 18/10/2021 às 08:00
Atualizado às 08:00

COMPARTILHEFacebook Saúde em DiaPinterest Saúde em Dia

O tomate é um dos alimentos mais consumidos no mundo todo. Seja em sua forma natural, em saladas ou molhos, a ingestão do fruto é comum em quase todos os cantos do planeta. No Brasil, país de proporções continentais, não é diferente. Ele está presente no dia a dia de inúmeras pessoas e, indiretamente, pode ser o responsável por manter a saúde de muitos brasileiros.

A maioria dos seus benefícios estão atrelados à presença do licopeno, substância com potentes ações antioxidantes. No entanto, o tomate também é uma boa fonte de vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do organismo e a prevenção de doenças graves, como o câncer.

Além de tudo isso, o alimento ainda possui uma baixa concentração calórica e pode ser utilizado em dietas de emagrecimento. Porém, é preciso ter muito cuidado e atenção com os produtos industrializados à base de tomate. A adição de açúcares e produtos químicos pode diminuir e, até mesmo, anular os benefícios do fruto. O ideal é consumi-lo em sua forma natural, ou em alguma receita simples, que não necessite de ingredientes processados e calóricos.

Com a ajuda da nutricionista Cyntia Maureen, elencamos os três principais benefícios do tomate. Confira:

1 - Previne o câncer de cólon, próstata, pulmão, entre outros

De acordo com a especialista, alguns estudos publicados pelo periódico científico National Library of Medicine, indicam que o tomate pode prevenir o desenvolvimento de inúmeros tumores, em diversas regiões do corpo, como: próstata, pulmão e sistema digestivo. E o grande responsável por isso é, justamente, o licopeno. "Esse antioxidante contribui no impedimento da proliferação das células anormais e é apontado como redutor tumoral", afirma a nutricionista.

2 – Aumenta a imunidade

Além de licopeno, o tomate também é uma fonte de vitamina C, substância importante para o bom funcionamento do sistema imunológico. "O consumo desse fruto proporciona elevação nas células de defesa, prevenindo contra infecções e o desenvolvimento de enfermidades. É indicado para o tratamento da anemia, por auxiliar na absorção de ferro, e processos cicatrizantes", explica Maureen.

3 – Combate o envelhecimento precoce

Além disso, o tomate também possui boas concentrações de vitaminas A, do complexo B, potássio, fósforo, magnésio e ferro. Substâncias que, aliadas à um estilo de vida saudável e uma alimentação balanceada, podem evitar o envelhecimento precoce. “Suas propriedades auxiliam na proteção de células contra o excesso de radicais livres no organismo, reduzindo o risco de doenças crônicas, câncer e retardando o envelhecimento celular", finaliza a especialista.

Fonte: Cyntia Maureen, nutricionista da Superbom

Leia também