Connect with us

O que você está procurando?

Alimentação

Excesso de açúcar pode deixar as pessoas mais cansadas, diz estudo

Pesquisa indica que altos níveis de glicose podem afetar a eficiência da mitocôndria e reduzir a produção de energia. Saiba como evitar o excesso de açúcar

Pesquisa indica que altos níveis de glicose podem afetar a eficiência da mitocôndria e reduzir a produção de energia. Saiba como evitar o excesso de açúcar
Açúcar pode causar doença metabólica - Pixabay

O açúcar costuma ser traiçoeiro e extremamente perigoso. Camuflado nos alimentos mais saborosos que existem, ele pode ter uma ação silenciosa e destrutiva dentro do organismo. Está diretamente ligado ao ganho de gordura corporal e ao desenvolvimento de doenças crônicas, como diabetes.

De acordo com dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), a quantidade máxima aceitável para ingestão diária da substância é de 50g e não pode passar de 10% do total de calorias consumidas diariamente. Porém, o Ministério da Saúde aponta que o brasileiro consome, em média, 80g de açúcar por dia. Para se ter uma ideia de como é fácil extrapolar esses limites, um despretensioso lanche da tarde com biscoitos recheados e refrigerante pode conter mais de 100g da substância.

Açúcares são muito calóricos e, por isso, transmitem uma falsa ideia de que eles podem dar mais energia para o organismo. Porém, um estudo publicado em agosto, pela revista científica Cell Reports, aponta que o excesso de açúcar na dieta faz as mitocôndrias – organelas centrais das células responsáveis pela produção de energia – perderem eficiência e reduzirem a capacidade do corpo de produzir mais energia.

“Em nível celular, o estudo enfatizou que o açúcar em demasia na dieta afeta a integridade da mitocôndria, considerada o pulmão celular. Esse trabalho mostra que os eventos metabólicos iniciais como fadiga e cansaço podem contribuir para o desenvolvimento do diabetes”, explica a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez, professora e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).

Isso significa também que ingerir grandes quantidades de açúcar podem promover sensações de desânimo e letargia. Segundo a especialista, a glicose é fundamental para o bom funcionamento do corpo, mas o consumo dela deve ser feito com moderação. O excesso de açúcar no sangue, além de favorecer o desenvolvimento de diabetes, também contribui para a perda de inúmeras funções do organismo.

O estudo ainda indicou que o abuso de açúcar pode diminuir a produção de substâncias importantes para o bom funcionamento celular do corpo. “O excesso de glicose é sintetizado em uma forma diferente de ácido graxo que não é tão eficiente ou flexível quanto os ácidos graxos poli-insaturados. Isso altera a composição lipídica da membrana e pressiona as mitocôndrias, danificando-as e afetando seu desempenho. Embora o estudo não ofereça recomendações médicas, ele ilumina os estágios iniciais da doença metabólica e fornece insights que podem moldar a prevenção futura e esforços terapêuticos”, explica a médica.

A solução para evitar problemas desse tipo está em pequenos hábitos alimentares do cotidiano. Abandonar ou, ao menos, diminuir o açúcar daquele cafezinho no meio da tarde. Frear o consumo de produtos industrializados e processados, como salgadinhos, biscoitos recheados e doces, em geral. Essas são as medidas básicas para evitar o excesso de açúcar na dieta.

Para quem gosta muito de doce e não se vê longe dos prazeres gustativos que esses alimentos proporcionam, uma boa alternativa também é apostar em opções naturais. “Procurar matar a vontade de doces com alimentos e produtos sem açúcar adicionado como frutas frescas e secas ou aqueles com menos açúcar como os chocolates com maior concentração de cacau, 60% ou mais”, recomenda a Dra. Garcez.

Advertisement

Mais notícias interessantes como essa

covid

Cirurgião-dentista explica como a língua, por exemplo, passou a receber mais atenção depois do coronavírus

Saúde Familiar

Especialista indica os principais motivos de separação no Brasil e explica como evitar problemas

Alimentação

Nutricionista destaca os principais frutos do período e seus benefícios

Alimentação

Venha celebrar essa data refrescante com essas delícias saudáveis e geladas!

Insônia

Problemas para dormir costumam desencadear uma série de complicações para a saúde. Conheça os chás que podem resolver esse problema

Saúde da Mulher

Tricologista explica que alimentação irregular pode deixar os cabelos oleosos

Câncer

Diagnosticada em maio desse ano com câncer no pulmão esquerdo, artista reaparece nas redes

covid

Especialista entende que a vacinação em massa é uma das formas mais eficazes de evitar o aparecimento de novas variantes