Connect with us

O que você está procurando?

Câncer

Teste do olhinho pode identificar câncer que atinge filha de Tiago Leifert

Especialistas alertam para a importância de realizar o exame. Teste do olhinho costuma ser decisivo no tratamento

Especialistas alertam para a importância de realizar o exame. Teste do olhinho costuma ser decisivo no tratamento
Teste do olhinho deve ser realizado durante os primeiros anos de vida - Foto: Reprodução Instagram @tiagoleifert

O exame do reflexo vermelho, popularmente conhecido como teste do olhinho, é um procedimento que, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (SBOP), deve ser realizado nas primeiras 72h de vida e repetido pelo pediatra ao menos três vezes ao ano, nos três primeiros anos de vida da criança.

O teste do olhinho serve para auxiliar na detecção precoce de doenças oculares, como o retinoblastoma – tumor que atingiu Lua, filha dos jornalistas Tiago Leifert e Daiana Garbin, conforme revelação feita pelo casal no último sábado (29).

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Tiago Leifert (@tiagoleifert)

 

Assim como grande parte das doenças oncológicas, a detecção precoce do retinoblastoma é fundamental para que o tratamento seja efetivo e resulte na cura do paciente. Por isso, após o anúncio realizado por Tiago Leifert, a CBO e a SBOP divulgaram um comunicado ressaltando a importância de realizar o teste do olhinho.

De acordo com a oncologista Dra. Sheila Ferreira, o teste do olhinho contribuiu para que o tratamento do retinoblastoma tivesse diversos avanços ao longo dos anos. “O principal objetivo é conseguir preservar a vida da criança, assim como os olhos e a visão. A boa notícia é que a maioria dos casos podem ser curados, por isso, o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento”, explica.

Dessa forma, além do teste do olhinho, que é realizado ainda na maternidade, também é fundamental que os pais fiquem atentos à possíveis mudanças e sinais apresentados pela criança. Sem falar da importância de realizar consultas rotineiras com pediatra e oftalmologista, mesmo na ausência de sintomas.

O principal indicativo da presença de um retinoblastoma é a leucocoria, um reflexo brilhante no olho acometido pelo tumor. Lembra o brilho dos olhos de gatos, quando iluminados durante a noite. “Isso é o reflexo da luz sobre a superfície do próprio tumor e, muitas vezes, só é notado em algumas posições do olhar, à luz artificial ou em fotos, quando o flash bate sobre os olhos”, comenta o pediatra Dr. Eduardo Rosset.

“Nas consultas de rotina com o pediatra é comum que seja feita uma avaliação clínica dos olhos, mas é sempre importante que os pais estejam alertas a qualquer sinal de alteração nos olhos e visão da criança. Em caso de presença de manchas esbranquiçadas, que podem ser indicativos de leucocoria, deve ser feito o encaminhamento imediato ao oftalmologista pediátrico para avaliação precisa do caso e definição terapêutica”, finaliza o pediatra.

Advertisement

Mais notícias interessantes como essa

Saúde da Mulher

Ginecologista responde as dúvidas mais frequentes sobre o tema e ressalta a eficácia do DIU

Doenças

Inflamação na região abdominal precisa ser tratada com urgência. Conheça os sintomas da apendicite aguda

Alimentação

Nutricionista revela o poder que alguns ingredientes podem ter em nosso organismo. Conheça os calmantes naturais

Doenças

Otorrino explica o que acontece com o nariz de quem desenvolve o problema após infecção por coronavírus. Entenda a parosmia

Vacinas

Nocebo, o oposto de placebo, foi identificado como um dos principais causadores de sintomas relatados após a vacinação contra Covid-19

Medicamentos

Liberada pela Anvisa para ser utilizada em suplementos alimentares, a melatonina pode auxiliar quem tem problemas para dormir

Câncer

Descubra o que realmente é cancerígeno e o que fazer para prevenir o desenvolvimento de um possível câncer

Fitness

Não é difícil melhorar o bem-estar com a prática de atividades físicas, uma dieta balanceada e pouco dinheiro. Saiba como ser fitness gastando pouco