Connect with us

O que você está procurando?

covid

Já é seguro andar sem máscara mesmo? Especialista comenta

Governos do Rio de Janeiro e de São Paulo retiraram a obrigatoriedade do uso de máscara ao ar livre

Governos do Rio de Janeiro e de São Paulo retiraram a obrigatoriedade do uso de máscara ao ar livre
Descubra onde é mais perigoso andar sem máscara - Shutterstock

Na última quarta-feira (09), o governador João Doria retirou a obrigatoriedade do uso de máscara ao ar livre no estado de São Paulo. A partir de agora, não será necessário utilizar o equipamento de proteção contra a transmissão do coronavírus em ruas, parques, pátios de escolas e praças do território paulista. A mesma medida também já havia sido adotada no estado do Rio de Janeiro.

A decisão de retirar a obrigatoriedade do uso de máscara em locais abertos, segundo o governo de São Paulo, foi adotada por causa da queda do número de internações por Covid-19 e do crescimento da vacinação no estado. Vale lembrar, no entanto, que o uso de máscara em ambientes fechados, como salas de aula e transporte público, continua obrigatório.

Mas, de acordo com o médico Dr. Wanderley Cerqueira de Lima, neurocirurgião do Hospital Israelita Albert Einstein, que trabalhou na linha de frente contra a Covid-19, deixar de usar máscara, no atual momento, pode ser uma decisão precipitada. “Nós não saímos da pandemia, houve apenas uma diminuição do número de óbitos, casos e internações graves”, explica.

Para o especialista, no entanto, o grande problema seria a flexibilização do uso de máscara em locais fechados. “Em lugares bem abertos e amplos, como campos, praias e parques – que não tenham muito movimento e aglomeração – tudo bem. Mas, sempre com a condição de cada um estar consciente de que, se aglomerar um grupo de pessoas nessas regiões mais amplas, deverá ocorrer o uso de máscaras”, alerta o médico.

Não é aconselhável que todos abandonem o uso de máscara

“As pessoas idosas, com comorbidades, pacientes imunodeprimidos ou com câncer, são pessoas que precisam usar máscara. Mas, principalmente quem está ao redor delas. É necessário ter uma conscientização, de uma forma precisa, bem-educada e com solidariedade para com o outro”, completa o Dr. Lima.

Lugares mais arriscados

Além de todos esses cuidados, também é necessário ter atenção com alguns locais que oferecem um maior risco de transmissão do coronavírus. “Geralmente, são os lugares mais fechados, onde tem um certo aglomerado de pessoas. Exemplos: hospitais, principalmente pronto-socorro; escolas, onde a aglomeração é grande e, às vezes, tem salas um pouco lotadas; cinemas, onde as pessoas estão, geralmente, próximas; estádios de esportes fechados; clubes fechados, onde tem confraternização e, principalmente, baladas e festas, onde não há uma conscientização coletiva”, finaliza o Dr. Lima.

Fonte: Dr. Wanderley Cerqueira de Lima, neurocirurgião e neurologista do
Hospital Israelita Albert Einstein, da Rede D’Or e diretor do WCL Neurocirurgia.

Advertisement

Mais notícias interessantes como essa

Medicamentos

Farmacêutica Sanofi Medley vai recolher medicamentos com losartana por causa de possíveis impurezas

Fitness

Variar os estímulos na academia é fundamental. Aprenda a utilizar as técnicas avançadas da musculação

Dor

Exercícios simples podem melhorar a qualidade de vida significativamente. Entenda os benefícios dos alongamentos

Notícias

Ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso sofreu uma fratura no fêmur, passou por cirurgia e se recupera em hospital de SP

Saúde Bucal

Descubra como algumas atitudes, que parecem inofensivas, podem interferir negativamente na saúde dos seus dentes

Saúde da Mulher

Debate sobre saúde íntima feminina cresceu, mas ainda é cercado de tabus. Descubra se é possível engravidar menstruada e muito mais

Alimentação

Fruta pode ser importante para o bem-estar e a saúde do seu organismo. Conheça os benefícios da ameixa

Emagrecer

Frequentemente utilizado para auxiliar o processo de emagrecimento, uso inadequado do chá verde pode ser perigoso