Além da falta de higiene: 7 hábitos que prejudicam os dentes

Descubra como algumas atitudes, que parecem inofensivas, podem interferir negativamente na saúde dos seus dentes

Saúde dos dentes vai além da higiene
Saúde dos dentes vai além da higiene - Shutterstock

por Redação SD
Publicado em 16/03/2022 às 08:00
Atualizado às 08:00

Facebook Saúde em DiaPinterest Saúde em Dia

Os dentes costumam funcionar como uma espécie de cartão de visitas do corpo. Afinal, um sorriso bonito é capaz de transmitir boas impressões e deixar a nossa autoconfiança nos patamares mais altos. Da mesma forma que uma saúde bucal ruim tem o poder de deixar-nos mais retraídos e tímidos.

Além disso, os dentes desempenham um papel fundamental para o bom funcionamento do organismo. É através deles que conseguimos triturar os alimentos e iniciar o processo de digestão – fundamental para o conceito básico da vida.

Por todos esses motivos, podemos afirmar que é de domínio público a importância de manter uma boa higiene bucal e cuidar diariamente de todos os dentes. Escovar, usar fio dental e realizar consultas periódicas com um dentista é o básico, que todas as pessoas deveriam fazer.

No entanto, além de todos esses cuidados, também existem algumas atitudes nocivas para os dentes e que, muitas vezes, passam desapercebidas durante o dia a dia. Por esse motivo, o cirurgião-dentista Anderson Brasil separou sete atitudes que prejudicam a saúde bucal. Confira:

1) Mastigar e morder objetos, como tampa de caneta, por exemplo

“O ato de mastigar apenas de um lado é algo que costuma ser involuntário, porém, devemos prestar atenção. A saúde bucal é colocada em risco levando a uma sobrecarga dos dentes, com maior risco de desgaste e dores musculares”, diz o especialista.

2) Escovar os dentes com muita força

Esse ato, de acordo com Anderson, “pode danificar a gengiva e os dentes, podendo desencadear sensibilidade e ferimentos”.

3) Abrir garrafas e embalagens com os dentes

Nesse caso, o perigo é lesionar a mandíbula ou quebrar algum dente.

4) Palitar os dentes

“O uso de palitos pode lesionar a gengiva resultando em uma inflamação ou infecção, além de provocar uma retração gengival levando a uma sensibilidade na área”, alerta o dentista.

5) Manter bebidas ácidas por muito tempo na boca

“Bebidas alcoólicas em excesso provocam ressecamento da mucosa bucal aumentando a suscetibilidade para o desenvolvimento de diversos problemas. Refrigerantes também podem levar a erosão do esmalte dos dentes”, explica.

6) Fazer procedimentos estéticos de maneira inadequada

É importante saber que todo tratamento deve ser feito com cautela e com um profissional capacitado para tal procedimento.

7) Fumar

O cigarro “pode desencadear inflamações na gengiva, perda de dentes e até mesmo desenvolver câncer na boca”, finaliza Anderson.

Fonte: Anderson Brasil, cirurgião dentista da Orthopride de Caraguatatuba.

Leia também