Connect with us

O que você está procurando?

Medicamentos

Anticoncepcional masculino promete agir sem causar desequilíbrios hormonais

Produto desenvolvido por pesquisadora alemã, COSO ainda está em fase de testes

Produto desenvolvido por pesquisadora alemã, COSO ainda está em fase de testes
COSO funciona com ondas de ultrassom - Foto: Reprodução Instagram @coso.contraception

O COSO, anticoncepcional masculino desenvolvido pela cientista alemã Rebecca Weiss pode ser um novo marco tecnológico para a humanidade. Após décadas em que, praticamente, só existiam contraceptivos femininos no mercado, o novo produto – ainda em fase de testes – pode ser revolucionário. Ao contrário dos outros métodos – que podem provocar desequilíbrios hormonais e prejuízos para a saúde de quem usa – o novo meio promete ser indolor e, até o momento, sem danos para o organismo.

A ideia nasceu após a criadora do COSO, Rebecca Weiss, desenvolver câncer no colo do útero, possivelmente, por causa do uso contínuo de pílulas anticoncepcionais. Após esse episódio a cientista resolveu procurar outros meios contraceptivos e só encontrou opções para uso feminino. Foi aí que ela teve a iniciativa de produzir um produto masculino.

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por COSO Contraception (@coso.contraception)

 

O novo anticoncepcional masculino é como se fosse um pequeno recipiente capaz de produzir estímulos de ultrassom, que neutralizam a ação dos espermatozoides temporariamente. O novo método ficou conhecido popularmente como “banho nos testículos”, pois a sensação de quem o usa é muito semelhante à essa.

“No método, banha-se a bolsa testicular ou escroto em uma água morna com ondas de ultrassom e isto leva a alteração da motilidade dos espermatozoides. Como se eles ficassem bêbados parados e com isso não conseguissem migrar para fertilizar o óvulo”, explica o Dr. Conrado Alvarenga, urologista e especialista em andrologia e infertilidade masculina.

De acordo com o especialista, ainda não foram realizados testes em humanos. No entanto, nenhum experimento realizado até o momento identificou algum efeito colateral provocado pelo COSO. O produto já foi, inclusive, premiado na competição internacional de design James Dyson Awards.

A novidade também já ganhou repercussão e notoriedade mundial. Além de gerar imensas expectativas nas mulheres que sofrem com os constantes efeitos colaterais dos anticoncepcionais. Para o Dr. Alvarenga, o COSO não deverá ser um produto caro e isso facilitará o acesso de toda a população.

“Muito se busca ainda para métodos dê anticoncepção masculina, mas devemos lembrar que a vasectomia é um procedimento rápido, simples, de baixo custo e com taxas de sucessos altíssimas”, finaliza o médico.

 

Fonte: Dr. Conrado Alvarenga, urologista e especialista em andrologia e infertilidade masculina do LabSaúde Reprodutiva.

Advertisement

Mais notícias interessantes como essa

Dor

Prática correta de exercícios físicos pode aliviar os sintomas e fortalecer a saúde. Veja como aliviar os desconfortos provocados pela artrose

Alimentação

Fácil de preparar e saboroso, mingau de aveia emagrece e ainda pode ajudar a prevenir doenças

Saúde da Mulher

Especialistas esclarecem principais dúvidas e explicam a diferença entre os métodos contraceptivos. Saiba mais sobre o dispositivo intrauterino (DIU)

Doenças

Especialista explica como identificar e prevenir a halitose, condição que atinge milhões de brasileiros

Fitness

Especialista dá dicas preciosas para você mudar o estilo de vida e aproveitar o final do ano em forma

Tabagismo

Tabagismo é uma doença crônica e precisa de tratamento. Saiba como se livrar do cigarro

Fitness

Nutricionista explica como ter hipertrofia e ressalta a importância do aumento da ingestão calórica. Entenda a alimentação para ganhar massa muscular

Saúde da Mulher

Especialista explica a importância do profissional para o bem-estar feminino