Com a alta nos preços e também na procura por medicamentos, economizar é um diferencial. Confira dicas de especialista para comprar remédios com economia
por Redação
Publicado em 15/06/2022 às 08:00
Atualizado às 08:00
Oito em cada dez brasileiros escolhem a farmácia de acordo com o preço dos medicamentos. É o que mostra uma pesquisa sobre o comportamento do consumidor em farmácias do Brasil, finalizada em 2022 e realizada pelo IFEPEC (Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Corporativa) em parceria com a Unicamp.
O estudo entrevistou quatro mil consumidores em todo o país. Desse total, 86% afirmou participar de algum programa de fidelidade, o que comprova a preocupação do brasileiro em economizar na compra de medicamentos, um gasto prioritário das famílias de todo o país.
De acordo com o levantamento, também cresceu o número de consumidores que deixaram de adquirir algum produto por questão financeira, sendo que mais de 19% dos consumidores entrevistados reportaram ter deixado de adquirir produtos que desejavam comprar. Destes consumidores, mais da metade, 51,8%, alegaram questões financeiras.
"Fazer uma pesquisa sobre o retrato real do comportamento dos consumidores no varejo farmacêutico nacional é primordial para apoiar as iniciativas internas. Com dados atuais à disposição, podemos estruturar nossas estratégias e dessa forma sermos mais assertivos", destaca Edison Tamascia, presidente da Febrafar (Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias).
Como economizar ao comprar medicamentos?
Com a alta dos preços e o baixo poder de compra do brasileiro, torna-se imprescindível adotar maneiras de economizar na compra de remédios e outros itens essenciais.
"Mesmo tendo os medicamentos preços tabelados é possível economizar nas compras. Uma coisa que poucas pessoas sabem é que se tabela apenas o valor máximo dos medicamentos, mas o mínimo as farmácias podem estabelecer de acordo com suas estratégias comerciais", analisa o presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (ABEFIN), Reinaldo Domingos.
Reinaldo revela 5 segredos que vão aliviar seu bolso nas compras de farmácia:
Defina o que quer comprar. Ter bem claro o que vai comprar na farmácia é muito importante, como destaca Reinaldo. “Por isso se atenha a uma lista pré-definida de produtos, evitando comprar por impulso, o que é muito comum nos dias de hoje”, aconselha.
Pesquise genéricos e similares. Na grande maioria das vezes os medicamentos genéricos ou similares são mais em conta, por isso Reinaldo recomenda solicitar ao médico que coloque o princípio ativo na prescrição, em vez da marca. “Pesquise também entre laboratórios, pois os preços são variados”, complementa.
Cadastre-se no programa Farmácia Popular. O programa governamental Farmácia Popular oferece medicamentos gratuitos de hipertensão, diabetes ou asma para pessoas que possuem cadastro e receita. Ele também possibilita descontos de até 90%. “É necessário apenas ir a uma farmácia credenciada, apresentar a receita - que não precisa ser de um médico do Sistema Único de Saúde (SUS) - e a identidade para conseguir pegar medicamentos com desconto”, revela o presidente da ABEFIN.
Leia também